A programação da XI Semana da Comunicação – SECOM continua trazendo atividades bastante importantes e produtivas aos alunos, docentes e à comunidade externa à UEMG. Na terça-feira, 01/12/2020, as atividades realizadas foram a Oficina e a Palestra, comandadas, respectivamente, pelo jornalista Rodolfo Vianna e por Leonardo Sakamoto, professor e pesquisador na Pontifícia Universidade Católica, PUC-SP, e colunista da Folha de São Paulo/UOL.

A oficina, que aconteceu às 17h30, foi ministrada por Rodolfo Vianna, que abordou o tema “Assessoria de Comunicação no Campo da Política”, tratando sobre o papel do profissional de comunicação no âmbito da Assessoria Política. Já a palestra, que ocorreu às 20:00 horas, foi conduzida por Leonardo Sakamoto, que falou sobre a temática “Ódio e intolerância na internet: implicações para o trabalho jornalístico”, dando exemplos de como as chamadas Fake News, notícias propositalmente inverídicas, podem refletir em intolerância, afetando diretamente o trabalho do profissional jornalista.

A SECOM é realizada pelos Cursos de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda e Jornalismo, da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Unidade Acadêmica da cidade de Passos, que devido às restrições em razão da pandemia de Covid-19, acontece de forma virtual neste ano.

Mesmo que de forma remota, as atividades da SECOM contam com expressiva aderência dos estudantes dos dois cursos em destaque no evento, que estão interagindo, tirando dúvidas e realizando perguntas aos profissionais que conduzem palestras e oficinas, bem como conta com um bom público externo, o que ressalta ainda mais o papel da Universidade e desse tipo de evento para o público dos entornos da Instituição.

As atividades da Semana vão até o dia 04/12/2020, sexta-feira, com uma programação plena de eventos. Nesta quarta-feira, 02/12, teremos, às 15 horas, uma Oficina conduzida pela Jornalista Ana Rodarte, que falará sobre o tema “Da Revista Imprensa a Digital: características e adaptações das revistas brasileiras”; às 17h30 o encontro é com Julia Lourenço Costa, que traz a segunda Oficina do dia, a qual se intitula “Entre Movimentos Sociais e Novas Mídias Digitais: uma breve reflexão discursiva”, e a última atividade do dia será a Palestra “Comunicação e relações de poder”, ministrada por Nathália Kahwage.

Para acompanhar os eventos, basta acessar os canais dos cursos no Youtube:

Palestras:

Oficinas: