Assessoria de Comunicação UEMG Passos

O Diretor da UEMG Passos, Itamar Faria, juntamente com a Vice-diretora, Alessandra Cheraim e o professor Marlon Brito se reuniram com o Prefeito Renatinho Ourives e outros representantes da Prefeitura no dia 11 de maio, segunda-feira. O objetivo do encontro foi discutir os detalhes e etapas sobre a abertura do Laboratório de Biologia Molecular, que será utilizado na realização de testes para diagnóstico da COVID-19.

O investimento será por volta de R$485 mil, os orçamentos para compra dos equipamentos já estão sendo realizados.  “O Laboratório será montado no Bloco 04 da Universidade, na Rua Sabará – 164. Estamos adaptando nosso espaço para que todas as normas estruturais sejam cumpridas”, conta a Vice-diretora.

A verba para a abertura do Laboratório está sendo administrada pela Prefeitura, além dos equipamentos, é necessária a compra de kits de insumos para que seja possível a realização dos exames, cada exame exige um kit individual para ser realizado. A ideia é que a Prefeitura de Passos disponibilize no primeiro momento 1.000 kits, será de responsabilidade da Secretária de Saúde do Município a criação de protocolos para o encaminhamento de pacientes para a realização do exame. Diante do fato de que para a realização de exames seja necessário o kit individual, a ideia é que os municípios, ao direcionarem as demandas para a realização de testes, também realizem a compra dos kits para a realização dos mesmos.

O Laboratório será coordenado pela dupla de docentes da área de saúde, Alessandra Cheraim e Marlon Brito. “Além de exames para a COVID-19, a estrutura deste Laboratório poderá ser utilizada para a realização de outros tipos de exame, como diagnóstico de dengue, zica, chikungunya, ISTs e outras doenças”, comenta o Coordenador Marlon Brito frisando que o trabalho realizado não será apenas neste período de pandemia. A estrutura ainda poderá desenvolver estudos de mapeamento epidemiológico em Passos e região.

“Estamos trabalhando na realização de vários projetos e pesquisas com o intuito de ajudar a comunidade neste período tão delicado. Nossas aulas presenciais estão suspensas, mas professores, funcionários e estudantes estão desenvolvendo várias atividades. Com certeza a abertura do Laboratório de Biologia Molecular representa uma grande conquista para Passos, atualmente não temos locais na cidade que realizem exames para COVID-19”, explica o Diretor Itamar Faria.