Assessoria de Comunicação UEMG-Passos

O Documentário “Capela da Penha – Religiosidade em Arquitetura” já está disponível no canal oficial da UEMG Passos no YouTube. A produção é resultado do projeto de extensão desenvolvido pelo Professor Itamar Faria, juntamente com o Jornalista Allan Thalles e os bolsistas Rafael de Luca e WeverttonRuan. O trabalho foi aprovado no Edital nº 03/2019 Programa de Apoio a Projetos de Extensão da UEMG - Projetos Audiovisuais para a TV UEMG.

“A ideia é valorizar a cultura e a religiosidade de Passos, apresentar ao público informações históricas sobre este patrimônio da cidade, a Capela da Penha. Além de ser um documentário, também é uma forma de prestar homenagem a todas as pessoas da comunidade e o amor que elas exercem em expressar suas manifestações culturais a partir da fé”, conta o Diretor Geral Itamar Faria.

O documentário conta com várias entrevistas, entre fiéis, historiadores e representantes do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico. Todo o projeto foi desenvolvido em 2019, o bolsista Rafael de Luca, atualmente é publicitário e atuou como responsável pela edição e sonoplastia. O outro bolsista, WeverttonRuan, estudante de Jornalismo, participou da captação de imagens, da elaboração e execução das entrevistas.

“Falamos sobre a história da Capela e como ela desencadeia tantos movimentos culturais na comunidade, criando um contexto de sentidos e promovendo a união entre as pessoas. Também comentamos sobre a importância da preservação do patrimônio histórico e como funcionam as verbas públicas relacionadas a esta questão”, comenta Allan Thalles, responsável pelo roteiro da produção. AO Documentário ainda conta com a colaboração de Raimundo Vieira, Douglas Arouca, Letícia Machado, Julia Novais, Joana Garcia e Paulo Mozer.

Assista pelo link: https://bit.ly/capeladapenhadoc