Assessoria de Comunicação UEMG

O clima no Auditório Juscelino Kubtischek da Cidade Administrativa, ontem (11) à tarde, era de entusiasmo. Em cerimônia de posse realizada no local, marcaram presença a maioria dos 256 professores nomeados recentemente pelo governo do estado após aprovação em concurso público da UEMG para o cargo de Professor de Educação Superior.

Muitos estiveram acompanhados de familiares para a assinatura do termo de posse e obtenção dos documentos necessários ao início das atividades nas Unidades Acadêmicas de destino – atuarão pela UEMG nos municípios de Carangola, Campanha, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Ibirité, Ituiutaba, Frutal e Passos. Ao final, as turmas de cada edital do concurso foram chamadas ao palco para receber os cumprimentos da gestão da Universidade, e para a realização do registro fotográfico do momento.

Diante da secretária em exercício da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), Luísa Cardoso Barreto, do subsecretário de Articulação Institucional, da Secretaria de Governo (Segov-MG), Samir Carvalho Moysés, e da presidente da Associação dos Docentes da UEMG (Aduemg), Simone Medeiros de Carvalho, a reitora da UEMG, Profa. Lavínia Rosa Rodrigues, saudou os novos professores efetivos da Universidade: “Vocês nos inspiram a caminharmos juntos para consolidar a instituição, que abre suas portas para, juntos, continuarmos trabalhando na diminuição das desigualdades sociais e regionais, abrigando uma particular diversidade cultural e pluralidade de ideias”.

Em seu momento de fala, Luísa Barreto enalteceu a vocação nobre do serviço público: “Assumimos essa posição pela vontade de servir à população, de causar mudanças, de fazer a diferença. O serviço público às vezes é ingrato, as mudanças frequentemente não vêm tão rápido quanto a gente gostaria, mas a nossa entrega é muito relevante”, comentou a secretária em exercício durante a mesa de abertura, que contou ainda com a presença da reitora da UEMG, do vice-reitor, Profe. Thiago Torres, e dos pró-reitores Fernando Sette Júnior (Planejamento, Gestão e Finanças), Magda Chamon (Pesquisa e Pós-Graduação), Michelle Rodrigues (Ensino) e Moacyr Laterza Filho (Extensão).

A efetivação dos concursados representa movimento importante no contexto geral da Universidade, ao ampliar para 54% o número de professores de carreira dentro da instituição, que passa a contar com 845 profissionais com essa modalidade de vínculo.