Julia Moraes - Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos
Rafaela Medolago – Estudante de Jornalismo

 

Promovido neste ano de forma descentralizada, com programação própria em cada Unidade Acadêmica, o 21º Seminário de Pesquisa e Extensão (P&E) ocupou com suas atividades a UEMG Passos na última sexta-feira (08). Além dos discentes da Unidade, a atividade no Bloco 5 da Unidade, teve a participação de estudantes das Unidades Campanha e Poços de Caldas.

“É um intercâmbio entre as Unidades e, mais do que tudo, é uma divulgação da pesquisa, o que é importante nesse tempo em que vivemos, onde ela não é tão valorizada”, avaliou a professora do curso de História da Unidade Campanha, professora Débora Cazelato de Souza, uma das participantes do P&E na Unidade Passos.

O Seminário contou ainda com a presença dos pró-reitores de Extensão e de Pesquisa e Pós-Graduação, respectivamente, Prof. Moacyr e Profa. Magda Chamon, que compuseram a mesa de abertura do evento. Eles também realizaram visita à turma do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, a convite da coordenadora do Programa, professora Rita de Cássia Carvalho, bem como às instalações da Unidade Passos, reunindo-se com a direção e coordenadores, a fim de discutir propostas para novos eventos e projetos. “Estamos aqui para mostrar o compromisso da Universidade com o desenvolvimento desses projetos, com a socialização dessas pesquisas”, afirmou Magda Chamon.

Foram apresentados por volta de 300 projetos de pesquisa e de extensão, nos períodos da manhã e da tarde, ao longo do Seminário. Os pôsteres foram divididos nas sessões de Engenharia, Humanas, Saúde, Agronomia, Biológicas, Exatas, Social e Educação.

A estudante do curso de Pedagogia, Cláudia Aparecida do Prado, da cidade de Poços de Caldas, apresentou o trabalho ‘A Perspectiva da Atuação do Pedagogo no Espaço não Escolar’, que visa a ampliar as possibilidades de atuação dos profissionais da área: “Esse evento é muito importante para nós, enquanto alunos realizadores de pesquisa, por dar credibilidade e divulgar nosso trabalho junto aos pares”, explica.

Aluna do 4º Período de Jornalismo da Unidade Passos, Agnes Fagundes Sales apresentou o trabalho ‘Linguagem, discurso e memória social: O caso da língua(gem) dos sapateiros na cidade de Passos’. Por meio de uma pesquisa de campo com base em entrevistas, a estudante irá produzir um site que vai divulgar de forma catalogada as informações captadas.

“Nossa produção em pesquisa e extensão é muito alta, temos projetos em várias áreas do conhecimento. É importante eventos como este, porque eles promovem visibilidade aos trabalhos desenvolvidos dentro da Universidade. Podemos ainda perceber melhor como esses projetos desenvolvem transformações nas áreas em que são aplicados”, afirma o diretor da Unidade Passos, professor Itamar Teodoro de Faria.