Estudante de Jornalismo - Rafaela Medolago

Assessoria de Comunicação UEMG Passos

O XVI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais com a temática “Os 40 anos da virada do Serviço Social” aconteceu em Brasília, no ginásio Nilson Nelson. O evento trouxe, além de conferências com diversos temas, a exposição de pôsteres em que estudantes e professores apresentaram trabalhos acadêmicos.

Foram abordados dois artigos produzidos coletivamente na Unidade de Passos com os temas, “Os desafios do serviço social na educação” e “A questão do envelhecimento: respostas político-institucionais”, sendo o primeiro apresentado pela estudante Lauane Silva Reis, do 8º período de Serviço Social.

“Se não existir a intervenção e a presença do Assistente Social nas escolas desde os anos iniciais, as demandas apresentadas como bullying, vulnerabilidade social, violações de direitos dessas crianças e adolescentes, vão impactar diretamente na inserção do meio acadêmico”, explica Lauane ao ser questionada a respeito das abordagens do artigo.

A estudante foi acompanhada pela professora de Serviço Social, Jane Borges Lemos Mattar, “As plenárias foram muito pontuais diante da atual conjuntura que nos encontramos. A apresentação de pôsteres foi muito rica, abordando as mais variadas expressões da questão social. Em especial a questão gênero, violência e preconceito”, comenta a docente sobre o evento que aconteceu entre os dias 30 de outubro e 03 de novembro.