Estudante de Jornalismo - Bruna Resende Mecchi

A docente Karina Augusta Limonta Vieira expôs seu projeto aprovado pelo edital PROINPE 2019/Extensão “Cinema e educação nutricional: aprendizagem cultural alimentar na educação infantil” no primeiro Congresso Médico Estudantil de Franca (I COMEF), o evento abordou como tema a Educação em Saúde. Aconteceu nos dias 7 e 8 de novembro, juntamente com as estudantes participantes do projeto, Bianca Vieira Gonçalves e Thamara Marques Silva.

“O objetivo do é desenvolver a formação de hábitos alimentares por meio do uso de filme, de modo que a criança aprenda culturalmente, que alimentar-se bem, se aprende também com hábitos saudáveis” comenta a docente.

A equipe do projeto desenvolve várias atividades com o objetivo de trabalhar a questão nutricional com as crianças, como por exemplo, realização de seminários, oficinas, palestras, degustação de alimentos, entre outros. Todo o trabalho acontece com as crianças da pré-escola da Creche Comunitária Cáritas, em Passos-MG.

Os métodos utilizados pelas pesquisadoras abordam procedimentos técnicos e operativos, em busca de transformar e intervir na realidade a partir Também, exercícios práticos foram realizados, tal como exposição de filmes, jogos de memória, telefone sem fio, teatro de fantoche, colorir os alimentos saudáveis, enfim, tudo voltado para crianças da pré-escola da creche comunitária Cáritas de Passos, MG.

Os resultados divulgados por Limonta demonstram que as produções cinematográficas são relevantes para a socialização da criança, assim como a inserção dela dentro da cultura alimentar, e que as atividades que foram produzidas são a base para a construção do conhecimento do aluno sobre a alimentação saudável, adquirindo novos conceitos.