Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos

Durante os dias 04 e 08 de novembro, a Universidade do Estado de Minas Gerais promove a Semana Jurídica. O evento organizado pelo Centro Acadêmico XIII de Fevereiro acontece no Bloco 05 da Unidade Passos, em comemoração aos 25 anos - Jubileu de Prata - do curso de Direito.

Em sua programação, a Semana conta com palestras, rodas de conversa e apresentações de trabalhos científicos dos estudantes, além de uma exposição da história e da trajetória do curso em Passos.

"A abertura foi bem legal, tivemos a presença de muitos alunos, inclusive, lotamos o auditório. Teve uma ótima participação, o pessoal gostou, fizeram várias perguntas, aconteceram debates pertinentes", pontua Guilherme Dias, presidente do Centro Acadêmico do curso de Direito.

Na manhã desta terça-feira, 05, os estudantes contaram com a presença do Juiz de Direito da Vara Criminal de Passos, Ademir Bernardes de Araújo Filho. Ele abordou o tema “Acordo de Não Persecução Penal”, um instrumento novo da legislação brasileira que permite ao Ministério Público, em determinadas hipóteses, não oferecer denúncia contra a pessoa, realizando um procedimento de acordo.

"Acho que o evento é importantíssimo para que tenhamos um momento de reflexão na faculdade, no curso, momento para a gente se debruçar com mais profundidade a temas atuais do processo penal, podendo aliar a prática com o conhecimento acadêmico que eles estão recebendo", afirma o Juiz.

O Procurador Leonardo Matos Clement abordou a atuação da Procuradoria no Estado, a importância do trabalho desenvolvido para a população mineira e as prerrogativas processuais da Fazenda Pública em Juízo.

“As autoridades que ocupam cargos públicos importantes querem estar mais próximos dos alunos da Uemg, para dar uma experiência prática, para passar um pouco do nosso conhecimento", comenta o Procurador.