Assessoria de Comunicação UEMG Passos

O egresso do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Unidade Passos, Augusto dos Santos Rodrigues, marcou presença nos dias 17 e 18 de outubro no evento “Água e Vida no Parque Nacional da Serra da Canastra – II Seminário Conhecimento Científico e Comunitário”.

O evento aconteceu na cidade de São Roque de Minas – MG e teve o  teve como objetivo apresentar à comunidade regional os resultados de projetos científicos desenvolvidos na Serra da Canastra por diversos pesquisadores de diferentes Universidades. Além disso, a programação contou com palestras e mesas redondas com abordagem científica.

“O Parque Nacional da Serra da Canastra possui grande potencial em pesquisa e muitas necessidades ainda a serem observadas e atendidas. Sendo assim, a parceria entre as instituições, como por exemplo, a Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG Passos, por meio do Mestrado Profissional, é fundamental e possibilita encontrar alternativas para o desenvolvimento sustentável de nossa região”, comenta a organizadora do evento, a Analista Ambiental Paola Vieira Ribeiro.

O egresso relatou em sua palestra a experiência na recuperação do Córrego Falcão, ele comenta que o Mestrado Profissional o auxiliou no desenvolvimento de seus trabalhos na região, o egresso desenvolveu no programa da Unidade Passos o projeto ‘Proposta de uso sustentável na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Formiga - Delfinópolis (MG)’. "A proposta de uso sustentável em uma bacia hidrográfica na região da Serra da Canastra é de grande importância para o desenvolvimento regional, e ao ver a aplicação dos resultados nos deixa motivados e entusiasmado a dar continuidade às ações. Já penso até em cursar um doutorado”, comenta Augusto.

“A importância do nosso egresso apresentar trabalhos dessa natureza, propostas estas desenvolvidas inicialmente no Mestrado Profissional é gratificante O desempenho do egresso é hoje um fator de elevada relevância na Capes para contribuir na avaliação do Programa. Assim sendo, o propósito maior é, que o egresso continue aplicando seus conhecimentos adquiridos ao longo de sua carreira para o desenvolvimento regional", afirma a coordenadora do Mestrado Profissional, Rita de Cássia Ribeiro Carvalho