Cláudia Dias – Estudante de Jornalismo

Assessoria de Comunicação UEMG Passos

Na última quarta-feira, 09, aconteceu no Bloco 01 da Universidade o primeiro dia da Campanha Tod@s Contra a Sífilis, promovida pela equipe do Ambulatório Escola (Ambes) da Unidade Passos. A atividade abordou a conscientização e prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e também a realização de testes rápidos para Sífilis, HIV e Hepatites B e C.

“A forma mais rápida de saber se você tem alguma infecção é fazendo o teste rápido, para fazer é totalmente sigiloso e gratuito, e a nossa equipe e alunos têm capacitação técnica para executar o teste”, conta o enfermeiro e professor Policardo Silva. O material utilizado nos testes é pessoal e totalmente descartável, o resultado é entregue após 20 minutos.

“A única forma de se prevenir é fazendo uso de preservativos, em todos os postos de saúde têm distribuição gratuita e no AMBES também oferecemos”, comenta a estudante de enfermagem Elma Souza sobre a importância da prevenção das ISTs. O cronograma da Campanha Tod@s Contra a Sífilis ainda acontece nos dias 23 de outubro, no Bloco 05 da Unidade Passos e no dia 25, sexta-feira, na Usina Itaiquara.

O Ambes atende toda comunidade, de segunda a sexta-feira, no período das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h, o Ambulatório fica no Bloco 04, Rua Sabará n° 164. Telefone para contato, 3529-8030.