Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG - Passos

 

O Coordenador do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, Samuel Ponsoni, publicou recentemente artigos em duas revistas internacionais, a Global Journals e a Discurso & Sociedad (D&S).  A carreira acadêmica do Professor Samuel iniciou-se em 2004, durante sua graduação em Letras Português/Inglês. “Fiz mestrado, doutorado e pós-doutorado no campo da Linguística, embrenhando-me em um domínio chamado de Análise do Discurso (AD), ou Escola Francesa de Análise do Discurso”, comenta o docente.  

Os artigos acadêmicos foram publicados na plataforma internacional Global Journals, que engloba países como Estados Unidos, Reino Unido e Índia, e também na Revista Discurso & Sociedad (D&S), ligada ao Centre of Discourse Studies, de Barcelona.

 Na primeira publicação, Samuel ressalta que o artigo foi escrito juntamente com seu ex-orientador de Mestrado e Doutorado, Roberto Baronas, e outra orientanda, Tamires Conti.  “Neste texto, conseguimos explicar que, ainda que ligadas às referências estrangeiras, as teorias discursivas brasileiras têm bases teóricas, metodológicas e de escopo de atuação muito peculiares, as quais, inclusive, colocam em movimento de formulação e reformulação de pensamento as próprias referências teóricas linguísticas nas quais se associam as teorias discursivas, baseadas principalmente na América do Norte e na Europa”, relata.

 Já na segunda publicação, realizada em conjunto com o professor Baronas e uma amiga de pós-doutorado, Julia Costa, tratou de um dossiê especial, intitulado “Eleições presidenciais brasileiras de 2018 - O retorno de um alhures intolerante ao poder: Leituras discursivas sobre as eleições brasileiras de 2018”, que trata sobre o fenômeno social, político e de linguagem das eleições brasileiras para presidência, analisada por diversos pesquisadores sob o prisma teórico-metodológico de teorias de Discurso.