Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos

A primeira edição da Semana de Orientação Profissional Para Docência que aconteceu entre os dias 23 e 27 de setembro, apresentou aos discentes dos cursos de Licenciatura da UEMG conteúdos sobre didática, mercado de trabalho e técnicas profissionais.

“Percebi que as palestras atenderam uma demanda muito apresentada pelos futuros docentes, que trata de questões pouco abordadas durante as aulas ministradas”, relata o coordenador do curso de Pedagogia e um dos organizadores do evento, Adelino Francklin.

A programação aconteceu no Bloco 01 da Unidade, as inscrições para participação foram realizadas pela internet. Atualmente a Unidade Passos conta com 07 cursos de Licenciatura; História, Pedagogia, Letras, Ciências Biológicas, Educação Física, Matemática e Física.

“Como nos ensinou Paulo Freire, o professor está em status de constante aprendizado. Aprendi, inclusive, a cuidar de nós mesmos, como vimos nas palestras de fonoaudiologia e saúde mental do professor, por exemplo. Cuidar da nossa carreira, através de formação continuada, e, principalmente, a cuidar da nossa relação com os alunos e no ambiente no qual seremos inseridos, que é a Escola”, comenta a estudante do 6º período de Letras, Nicole Karina Ribeiro.

“A programação focou justamente nas dúvidas que a maioria dos meus colegas de curso gostariam de esclarecer, e, além disso, nos chamou atenção para pontos importantes em nossa saúde”, afirma Gabriel Rodrigues de Sousa, presidente do Centro Acadêmico do curso de Matemática.