Gustavo Costa Araújo – Estudante de Jornalismo

O Centro de Memória Social e História Natural (CMSHN) da UEMG Unidade Passos conta com Reserva Técnica, abriga um acervo de diversas peças e de material bibliográfico que dizem respeito à história do Sudoeste Mineiro. O Projeto é coordenado pelo Professor Sérgio Campos Gonçalves, docente do Curso de História, a equipe ainda conta com uma equipe de estagiários, formada pelos discentes Ivon Gonçalves, Fábia de Melo, Taís Garcia e Mariana Borges.

“Os objetos mais interessantes em minha opinião, são os fósseis que obtivemos a partir de doações de professores. Observo neles uma reação de interesse maior por parte dos visitantes, dentre eles crianças, jovens e adultos, os quais consideram o fóssil como o item mais valioso do Centro”, comenta  Ivon Júnior.

O horário de funcionamento do CMSHN acontece entre 08h e 12h de segunda a sexta-feira, no Bloco 06. Este ano, além de contar com o espaço reservado à Reserva Técnica, o Centro inaugurou um novo espaço, onde funciona o Escritório Administrativo.

“Além de prestar um serviço ao Patrimônio Cultural, o Centro de Memória Social e História Natural oferece treinamento para alunos do curso de História interessados em aprender sobre manejo de acervos e fomenta atividades de ensino, pesquisa e extensão”, afirma Sérgio Campos.

O projeto também desenvolve as habilidades dos estudantes envolvidos, trabalhando questões importantes para a formação profissional. “É por intermédio do Centro de Memória, que tive minhas primeiras experiências com estudantes da 3° série do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio”, frisa o estagiário Ivon. Para a realização de agendamentos de visita ao Centro, os interessados podem entrar em contato com a equipe do Centro pelo e-mail laboratoriohistoria.uemgpassos@gmail.com.