Assessoria de Comunicação – UEMG Passos

Aconteceu ontem, 16, um dos eventos especiais de comemoração aos 30 anos de história da Universidade do Estado de Minas Gerais. A Solenidade aconteceu no Salão da Associação dos Municípios do Médio Rio Grande (AMEG) e contou com a presença de estudantes, professores, servidores e representantes dos municípios da região.

O encontro apresentou para a comunidade as várias diretrizes de atuação da UEMG, que acontecem a partir do desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, várias instituições de Passos e região são atendidas por ações da Universidade.

Neste ano, até o momento, a UEMG Passos está desenvolvendo 74 projetos de extensão e 89 de pesquisa, a comunidade também pode ter acesso a vários programas da Instituição, como por exemplo, o Ambulatório Escola, Centro de Ciências, Centro de Memória Social e História Natural, Centro de Atendimento Nutricional e o Núcleo Jurídico Social.

“Temos projetos nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Linguística e Letras, Exatas e Ciências da Terra”, comenta o coordenador do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, Professor Juliano Fiorelini Nunes, que representou os docentes da Unidade Passos na cerimônia.

Além da apresentação do trabalho realizado pela UEMG Unidade Passos, a cerimônia contou com homenagens aos parceiros da Instituição. O Prefeito de Passos e Presidente da AMEG, Carlos Renato Lima Reis, o Presidente da Associação de Municípios da Baixa Mogiana (AMOG), Paulo Sérgio Gornati e o Jornalista Carlos Parreira, Diretor Jornalístico do Jornal Folha da Manhã, receberam o certificado de Parceria de Qualidade, entregue pelo vice-diretor, Willian Graciano.

Os funcionários da Unidade foram representados pela colaboradora Letícia Santos, que atua como secretária nos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia Ambiental. “Somos 104 funcionários entre técnicos administrativos e analistas universitários, atuando em diversas funções estratégicas, desde atendimento personalizado aos estudantes e assessorias especializadas nas diversas áreas de conhecimento”, afirma.

Os estudantes foram representados pelo aluno Guilherme Henrique Dias Martins, presidente do Centro Acadêmico XIII de Fevereiro, do curso de Direito. “Nos orgulha muito em saber que fazemos parte de uma Universidade que promove, em seu bojo, a diversidade, seja ela de pessoas ou ideias”, conta.

Atualmente a Unidade Passos conta com 4.809 estudantes matriculados, são 27 cursos de graduação, 01 Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e 07 cursos de pós-graduação. “87% dos nossos estudantes vieram de Escolas Públicas, este é um ponto muito importante, porque mostra que a nossa Instituição, além de viabilizar ensino de qualidade, também proporciona uma grande transformação social”, frisa o Diretor Itamar Teodoro de Faria.

O cronograma de eventos em celebração dos 30 anos de criação da UEMG está acontecendo durante todo o semestre. No próximo dia 26, a Unidade Passos promove uma Solenidade na Câmara de Vereadores de Passos, a partir das 19 horas.