Assessoria de Comunicação UEMG Passos

Com uma proposta de interdisciplinaridade, professores e alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Jornalismo da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Unidade Passos desenvolvem o projeto de extensão “Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos em quatro municípios integrantes do Parque Nacional da Serra da Canastra” a fim de mapear o planejamento e a execução do descarte de lixo nas proximidades da reserva ambiental.

Aprovado no edital nº 03/2019 que se refere ao Programa de Apoio a Projetos de Extensão da UEMG – PAEX/UEMG, especificamente a Projetos Audiovisuais para a TV UEMG, a pesquisa foi concebida pela professora Maria José Reis, que leciona na Engenharia Ambiental e é orientado pelo professor Maurício de Mello, que oferece aulas às turmas de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Como bolsistas convocados, Débora Ferreira Leite e Marco Antônio Covi.

No cumprimento às exigências do edital, os alunos bolsistas realizam uma produção audiovisual no formato documentário em curta metragem. Na primeira etapa, São João Batista do Glória e Delfinópolis, cidades no entorno da Serra da Canastra foram os sets das filmagens iniciais, que contaram com entrevistas de gestores públicos, profissionais de coleta e seleção de lixo e moradores das áreas urbanas e rurais.

“São locais que precisam se adequar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, além da importância de promover a educação ecológica às populações que vivem ao lado da Serra da Canastra e aos turistas que circulam pela região”, afirma o professor Maurício Mello, que faz a pesquisa de campo com os alunos. Na segunda etapa, São Roque de Minas e Vargem Bonita serão as próximas locações.