Pablo Leonardo – Estudante de Jornalismo

Assessoria de Comunicação UEMG Passos

Na próxima quarta-feira, 11 de setembro, acontece o lançamento do Livro “A Mente Estendida além do Discurso: Um Olhar Transhabermasiano à Esfera Pública”, o conteúdo é fruto de um estudo transdisciplinar, resultado da pesquisa de Doutorado da Profª Dra. Camila Moura Pinto, defendida em 2017, no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Rio.

A Tese discute a possibilidade de transcender o usual tratamento dispensado à esfera pública habermasiana, chamando atenção para algumas lacunas de sua caracterização. A partir do diálogo com teóricos da mente e cognição estendida, argumenta-se que a esfera pública é uma tecnologia cognitiva e não apenas um espaço discursivo verbal.

O tema foi escolhido com a necessidade de discutir, a partir da centralidade das mídias nos processos de formação humana, o conceito de esfera pública para além do viés habermasiano que a caracteriza como espaço dos atos de fala e da ação comunicativa.

A relação acadêmica deste conteúdo para os estudantes acontece a partir do entendimento de que as tecnologias não são meros instrumentos que utilizamos, mas parte da mente humana e que, por isso, são constitutivas da cognição, é um argumento complexo que parte de teorias recentes da área da filosofia da mente.

O lançamento acontece às 19h, no evento: Ciências Humanas e Novas Tecnologias, organizado pelo Professor de Filosofia Leonardo Camargo. Local: Auditório 1 (Bloco 1 - UEMG), Avenida Juca Stockler, 1130.