Julia Moraes – Estagiária Assessoria de Comunicação UEMG Passos

O CRRT, Centro de Reuso e Reciclagem de Tecnologia, é um Projeto de Extensão da UEMG Passos, que realiza o recolhimento de Resíduos Eletrônicos descartáveis ou não utilizados. Os equipamentos que têm condições de serem reutilizados são deslocados para setores dentro da Unidade ou cedidos por meio de termo de empréstimo para Organizações não Governamentais e outras instituições que desenvolvem atividades de assistência à comunidade.

Segundo dados divulgados pelo relatório de trabalho do Centro, foram doados 60 computadores completos para instituições da cidade e foram descartadas corretamente 04 toneladas de equipamento, até o momento.

O processo de processamento do lixo eletrônico exige um tratamento diferenciado, por causa da diversidade de materiais presentes nos equipamentos eletrônicos. “Alguns componentes, como monitores de vídeo com tubos de raios catódicos, possuem elevada concentração de materiais contaminantes e necessitam de um processo de descontaminação que deve ser realizado por empresas especializadas”, comenta a Coordenadora e Professora do curso de Sistemas de Informação, Vânia de Oliveira Borges.

A primeira etapa é a coleta e triagem. Durante a recepção das peças e equipamentos acontece a avaliação do material para a constatação se as peças coletadas têm ou não possibilidade de serem reutilizadas. Após concluir se os materiais podem ser reutilizados, eles são encaminhados para espaços de uso, os equipamentos que não têm possibilidade para utilização são direcionados para a segunda etapa.

Neste momento todos os equipamentos passam por uma avaliação e são categorizados por tipos de materiais, peso e outras especificidades. Após o término desta etapa, os produtos coletados são armazenados e são direcionados às empresas de reciclagem especializadas.

“Este projeto é de extrema importância para a comunidade, porque realiza um notório trabalho, não apenas em relação ao meio ambiente, mas também no âmbito social, porque ajuda várias instituições com o empréstimo de equipamentos”, conclui o Diretor da UEMG Passos, Itamar Teodoro de Faria.