Bárbara Carvalho – Estudante de Jornalismo

Assessoria de Comunicação UEMG Passos

No dia 27 de agosto, no auditório02 do Bloco 01 da UEMG Passos, a Ética na Área da Saúde foi tema da palestra ministrada pela psicóloga, Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Renata Farche Alves. O debate encerrou o 1º dia do circuito de minicursos e palestras da Jornada da Saúde.

“A discussão sobre ética na área da saúde é fundamental para o reconhecimento dos valores humanitários e para o comprometimento profissional aplicado aos procedimentos técnicos”, comenta Renata. Para Bárbara Batista, aluna do curso de Enfermagem da UEMG, a importância da abordagem da ética para a formação do especialista da saúde é de extrema importância no que diz respeito aos limites humano e técnico, “a enfermagem é uma profissão de muito contato com o paciente, o médico tem que tomar decisões difíceis, mas quem está sempre ao lado do cliente é o enfermeiro”, afirma.

A palestrante também realizou uma dinâmica onde foram distribuídas perguntas entre os participantes com o objetivo de simular cenários práticos, despertando a reflexão e o senso crítico dos estudantes. “A interação desta forma trás resultados na construção do conhecimento dos alunos”, conclui Renata.