Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos 

Na noite do dia 16/08, às 19h, no Passos Clube, o Centro Acadêmico de Direito XIII de Fevereiro trouxe, em comemoração aos 25 anos do curso de Direito em Passos, uma palestra do renomado jurista passense, Flávio Tartuce, autor de diversos livros importantes para a área como “Manual de Direito Civil”, “Manual de Direito do Consumidor”, “Manual de Responsalidade Civil”, “O Novo CPC e o Direito Civil”, entre outros.

Com alunos do curso de Direito e profissionais. já formados na área, o espaço ficou lotado para prestigiar o jurista. O C.A XIII de Fevereiro foi o responsável pela organização do evento e o seu presidente, Guilherme Henrique Dias Martins, revelou o porquê da escolha do tema e do palestrante: “A Responsabilidade Civil é um tema pertinente a todos, tanto os profissionais do curso de Direito, quanto da comunidade. É relevante no dia-a-dia de todos, sendo imprescindível conhecer o assunto e discorrer sobre ele. Com um assunto tão amplo e importante, nada melhor que um especialista para falar dele, como é o caso do palestrante”.

No palco, Tartuce afirmou que a organização daquela noite havia começado há tempos, em dezembro de 2018, quando Guilherme entrou em contato com ele e realizou o convite para o dia 16 de agosto. Animado, Flávio prontamente aceitou, principalmente pelo fato de se tratar de uma palestra em sua querida cidade natal, Passos.

Em entrevista, o palestrante declarou que comemorar os 25 anos do curso de Direito da UEMG Passos é algo muito especial, já que acompanha a Universidade há tempos. “Tenho participado de eventos no Brasil inteiro, falado em todas as regiões do país e fico feliz em poder falar na minha casa, que faz tempo que eu não falava. Essa conexão e esses diálogos são importantes para o crescimento de todos, inclusive o meu”.

Um Jubileu de Prata com muita comemoração

O diretor acadêmico da Universidade do Estado de Minas Gerais, Itamar Faria, marcou presença, e aproveitou para ressaltar a importância que o curso de Direito possui. “É um dos nosso cursos mais consolidados, o segundo curso com maior procura nos processos seletivos para ingressante, reopção, transferência e obtenção de novo título. Está com 500 alunos e tem uma taxa de aprovação muito relevante na OAB, está entre os que mais aprovam no exame da OAB. É necessário fazer essas menções e comemorar esse Jubileu de Prata, porque vemos nesse momento que as universidades sofrem esses ataques, e é vital firmarmos o papel essencial que instituições de ensino desempenham e o papel fundamental que o curso de Direito tem na formação de profissionais que vão possibilitar a ministração da justiça, e o nosso curso, bem conceituado que é, merece e precisa comemorar esses 25 anos”, pontua Itamar.

 “É importante a comemoração desta data, pois, dos quatro cursos que há na UEMG, de Direito, o nosso é o mais longevo, é o que está em atividade há mais tempo. E poder comemorar os 25 anos com uma personalidade jurídica da cidade, é extremamente relevante”, a coordenadora do curso de Direito da UEMG Passos, Ana Paula Fátima Coelho, concorda com o diretor e complementa, orgulhosa.

O presidente do C.A, Guilherme, reitera a satisfação em promover esta solenidade: “A gratidão em ter este evento é gigantesca, primeiro porque estamos realizando com a certeza de contribuirmos com a educação de qualidade para os alunos do curso e, segundo, por ter a maravilhosa equipe do Centro Acadêmico de Direito, que trabalha com afinco para esta meta!”.