No dia 20/07, das 08h às 13h, foi realizado, na unidade ESF Escola, o “Sábado Saúde e Prevenção”. A ação contou com atendimento de vários profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), como fisioterapeutas, nutricionistas, agentes comunitários de saúde, enfermeiras, atividades essas que também tiveram a colaboração dos alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem, da Universidade do Estado de Minas Gerais.

De modo geral, o evento foi destinado, principalmente, a prestar atendimentos à população cadastrada no ESF Escola, mas também voltado à saúde do trabalhador, que, muitas vezes, não tem tempo para cuidar da saúde. “A atuação na Promoção e Prevenção da Saúde é saber valorizar o ser humano em sua integralidade e contribuir na redução de doenças, portanto é importante atender a população que trabalha e não possui tempo para usufruir dos serviços durante a semana”, ressalta a coordenadora do ESF Escola, Flávia Pimenta do Nascimento.

Os discentes da UEMG Passos dedicaram bastante tempo para educação em saúde, abordando vários temas, tais como hipertensão arterial, diabetes, tuberculose, hanseníase e prevenção ao câncer de mama e colo uterino. Outra atividade disponibilizada para os que compareceram foi a realização de testes rápidos com resultados em 15 minutos, para HIV, hepatite C e B e sífilis. Após o teste, houve aconselhamento e orientações sobre o resultado. Além disso, houve aferição da pressão arterial, glicemia capilar, auriculoterapia, orientações nutricioniais e atendimento, coleta de exame de papanicolau ou preventivo, distribuição de cartilhas para idosos e demais panfletos informativos e distribuição de preservativos.

“A equipe do ESF Escola possui um papel fundamental na manutenção, prevenção e promoção da saúde. Nosso principal objetivo é prestar assistência de qualidade, para que as pessoas se sintam acolhidas. Dessa forma, proporcionamos um bem-estar para as famílias”, conclui a coordenadora Flávia.