Julia Moraes – Estagiária Assessoria de Comunicação UEMG Passos

Na tarde do dia 02/07, às 15h, no Bloco 01, aconteceu um encontro entre docentes para discussão sobre as matrizes curriculares do curso de Pedagogia. Participaram da reunião a professora Adriana Gavião Bastos Oliveira da Universidade do Estado de Minas Gerais de Poços de Caldas, Adelino Franklin, coordenador do curso de Pedagogia da UEMG de Passos, Karina Limonta Vieira e Renata Piantino Formágio, professoras do curso.  A coordenadora da Unabem, Leila Andrade, também participou apresentando todas as características da Universidade Aberta para a Maturidade.

Durante as discussões, Adriana que estava acompanhada de duas alunas orientandas, repassou aos presentes, dados da pesquisa que realizam a respeito das matrizes curriculares do curso de Pedagogia das instituições públicas do sul de Minas Gerais. O debate entre os professores contribuiu com o desenvolvimento da pesquisa, que defende a oferta ainda maior de conteúdos que possam formar os estudantes de Pedagogia para atuarem em outras áreas, além do espaço escolar.

Para o coordenador do curso da UEMG de Passos, Adelino FranKlin,  a formação do pedagogo é ampla e por isso os cursos de Pedagogia não devem restringir as suas matrizes curriculares a disciplinas que preparam as alunas, apenas, para atuar em creches, instituições de Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.  Para ele, atualmente, os pedagogos podem exercer funções em instituições hospitalares, editoras, consultórios e em diversas empresas.

A professora Adriana ainda aproveitou a ocasião para convidar Leila Andrade para assessorar a implantação, em Poços de Caldas, de um projeto que atenda as pessoas da terceira idade pela unidade do município. “Estou encantada com o trabalho e a organização da UNABEM e ainda por se tratar de um espaço para que as alunas do curso de Pedagogia desenvolvam suas atividades acadêmicas. Portanto, fiz o convite a ela”, ressalta Adriana Oliveira.

O evento foi encerrado com a certeza de novos debates. “O encontro foi muito produtivo, visto que contribuiu para aproximar os cursos de Pedagogia das duas unidades da Uemg. Já está sendo cogitado e haverá novo contato, para a organização de um seminário envolvendo os cursos de Pedagogia de ambas as unidades, no segundo semestre do ano de 2019”, conclui Adelino.