Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação Integrada

Samuel Marcos Souza Ferreira, estudante do curso de Pedagogia da Unidade Passos, foi homenageado em uma Cerimônia realizada pela Prefeitura de Pratápolis, o aluno foi responsável pela criação da criação de uma partitura oficial para o Hino da cidade de Pratápolis e adaptação das partituras do Hino Nacional e do Hino à Bandeira.

“O Hino Nacional e o Hino à Bandeira já possuem suas partituras oficiais de domínio público, porém, como o coral possui poucos instrumentos para acompanhamento (violino, piano, saxofone e percussão), foi necessário que se escrevesse uma nova versão desses hinos, adaptados para o formato específico da banda e do Coral da Escola”, explica Samuel.

Quanto ao Hino da cidade, o homenageado comenta, “O hino de Pratápolis, até onde se sabe a cidade não possui uma partitura digitalizada e oficializada da música. Neste hino, o trabalho não foi somente de transposição para os instrumentos, mas também de harmonização de um novo instrumento que não está na versão original da música: o piano”.

O discente de Pedagogia é estagiário na Escola Municipal Professor Vicente Xavier da Silveira. Em 2018, a Diretora Adriana Helena Queiroz designou Samuel como responsável pela coordenação do Projeto Canto Coral – Coral Pequeno Aprendiz.  “A coordenação do projeto é um serviço voluntário, e realizo no período oposto ao do meu estágio remunerado”, conta.

No dia 17 de junho, a Direção da Escola Municipal realizou uma Solenidade aberta para toda comunidade, apresentando o trabalho do músico, realizando também uma homenagem ao Professor João de Deus, responsável pela autoria da Letra do Hino de Pratápolis.

“É um reconhecimento da comunidade pelo trabalho que foi desenvolvido. São muitas horas dedicadas, muito comprometimento, não só da minha parte, mas também dos alunos cantores, que estão envolvidos diretamente no processo, e também, dos integrantes da banda da escola” conclui Samuel.