Julia Moraes – Estagiária Assessoria de Comunicação UEMG Passos

O projeto de extensão aprovado no edital do PAEX 2019/1 tem o intuito de disponibilizar para a comunidade um curso preparatório para o ENEM. O Cursinho Popular Prof. Pierluigi Piazzi é destinado aos estudantes do Ensino Médio da Rede Pública. “O projeto tem como intuito contribuir de forma significativa para a formação dos estudantes. Visamos desenvolver o trabalho em equipe, o trabalho comunitário e incentivar a prática da docência. A educação é a ferramenta pela qual a humanidade se transforma, é mais que um direito. Ao adquirir educação, o homem recebe deveres com todos os seus semelhantes”, explica a estudante Tâmera Laiz Cardoso Silva do 7º Período de Direito, que realiza o projeto com a orientação da professora Laíse Reis Silva Guedes.

Segundo a discente, o nome do Cursinho é uma homenagem ao professor Pierluigi Piazzi, mais conhecido como Professor Pier. “Ele foi responsável por iluminar a mente de milhares de estudantes em todo Brasil e mostrar a diferença entre ser aluno e estudante. A sua metodologia tem como base a seguinte frase: aula dada, aula estudada”, comenta.

Para a realização do Cursinho, foram lançados dois editais: um para alunos participantes da Rede Pública de Ensino e outro para discentes e docentes da Unidade Passos que tenham interesse em atuar como professores voluntários ou estudantes monitores.

Como se matricular no Cursinho?

Para matricular-se, os requisitos são: estar regularmente matricular no 3º ano do Ensino Médio em escola da Rede Pública de Ensino, pretender realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2019 e ter disponibilidade de horário para participar do curso em horário vespertino, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, na Av. Juca Stockler, 1130, bloco 01 da Uemg Passos.

Em sua inscrição, o candidato deverá anexar cópias dos documentos listados, a partir do preenchimento do formulário disponível no link: http://bit.ly/piazzi

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA

RG (caso o candidato tenha idade inferior a 18 anos, apresentar o RG do responsável legal);

Carteira de Trabalho de todos os membros do núcleo familiar

(maior de 18 anos)tirar cópia das páginas de identificação do

trabalhador, último contrato de trabalho e página seguinte em branco;

se a Carteira de Trabalho nunca foi assinada deve ser apresentada a

cópia das páginas de identificação do trabalhador e a cópia da

primeira página onde se registra o primeiro contrato de trabalho;

Comprovante de matrícula do 3º ano do Ensino Médio em escola da Rede Pública de Passos/MG ou região;

Comprovante de endereço;

Comprovante de cadastro no CadÚnico ou Bolsa Família, Cópia

do cartão do Programa Social em questão (Bolsa Família, Renda

Cidadã, Renda Mínima, se houver);

Carteira de Trabalho de todos os membros do núcleo familiar

(maior de 18 anos)tirar cópia das páginas de identificação do

trabalhador, último contrato de trabalho e página seguinte em branco;

se a Carteira de Trabalho nunca foi assinada deve ser apresentada a

cópia das páginas de identificação do trabalhador e a cópia da

primeira página onde se registra o primeiro contrato de trabalho;

Contracheque ou holerite dos últimos três meses de todos os

membros do núcleo familiar;

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO – PROFESSORES E MONITORES

ATIVIDADE

04/07/2019

ABERTURA DAS INSCRIÇÕES

25/07/2019

TÉRMINO DAS INSCRIÇÕES

01/08/2019

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

08/08/2019

INÍCIO DO CURSO E ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO

Como participar como professor voluntário ou estudante monitor?

Para quem tem interesse em participar como voluntário no projeto, é necessário: estar cursando ou já ter concluído Curso de Graduação no Ensino Superior e ter disponibilidade semanal de 03 horas, para a vaga de professor e 04 horas para a vaga de monitor e assistente pedagógico. Serão ofertadas 18 vagas para professores e 04 para monitores. Confira o cronograma do Edital

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO – PROFESSORES E MONITORES

ATIVIDADE

04/07/2019