Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos

O projeto de extensão “Uemg de portas abertas para você” busca levar aos estudantes do Ensino Médio de Escolas Públicas, algumas informações sobre o funcionamento da Universidade do Estado de Minas Gerais, o ENEM e dúvidas sobre os cursos disponíveis na Instituição.

“Foram apresentados os cursos oferecidos pela UEMG Unidade Passos, além da política de cotas e o funcionamento do ENEM. Esclarecemos dúvidas e questionamentos dos estudantes de forma clara com exposição audiovisual, aplicação de questionário e explanação sobre os temas já citados”, conta uma das alunas responsáveis pelo trabalho, Alexandra Rezende da Silva, do 5º período de Serviço Social.

A professora responsável por orientar as discentes é Adriana de Souza Lima Queiroz, que ministra a disciplina de Pesquisa Social. A elaboração do projeto, segundo ela, é uma atividade avaliativa proposta durante a aula. “É necessário apresentar a importância de se desenvolver projetos na área do Serviço Social e orientar os estudantes quanto às etapas de elaboração de um projeto, bem como sua aplicação e apresentação do relatório final.  Todos os projetos elaborados e desenvolvidos pelos alunos, procuraram atender a alguma demanda da sociedade. Este, em especial, procurou atender a uma demanda que foi vivenciada pelas acadêmicas antes de ingressarem na Universidade”.

Além de Alexandra, as discentes envolvidas no projeto são Pamela Argondizo Braga, Carolina Kellen Pereira e Larissa Brando Oliveira. O projeto foi executado em duas escolas, Escola Estadual Caetano Machado da Silveira, em Passos e na Escola Dom João VI, da cidade de Alpinópolis. “Participar da elaboração e execução do projeto foi uma forma de atravessar os muros acadêmicos, mostrar para esses jovens oriundos de escolas públicas que ocupar um espaço universitário é possível. Nos trouxe crescimento intelectual, pois através dele planejamos a intervenção com a orientação da professora Adriana, e crescimento pessoal, pois conseguimos despertar o interesse dos estudantes e motivar os mesmos a realização de um sonho”, afirma Alexandra.