Julia Moraes – Estagiária Assessoria de Comunicação UEMG Passos

As Conferências Nacionais de Saúde são realizadas desde 1941 no país, com o objetivo de dialogar sobre temas relacionados à Saúde Pública, Direito à Saúde e impulsionar a participação social sobre a saúde no país. Antes da Conferência Nacional, acontecem Conferências Municipais e Estaduais, passando por etapas, onde são constituídas várias propostas, as quais serão selecionadas e, ao final, na etapa Nacional, poderão ser oficialmente regulamentadas.

A etapa nacional será realizada de 04 a 07 de agosto de 2019, em Brasília, e será precedida por etapas municipais e estaduais. A etapa Municipal de Passos ocorreu do dia 12 de abril e foi organizada pela Prefeitura de Passos, com a coordenação da docente da Universidade do Estado de Minas Gerais, Karina Maciel Pádua. A proposta foi planejada com os seguintes eixos temáticos:

·         I – Saúde como direito;

·         II – Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS);

·         III – Financiamento adequado e suficiente para o SUS;

Nos dias 25, 26 e 27 de junho aconteceu em Belo Horizonte a Etapa Estadual, entre os doze delegados selecionados para representar o Município de Passos no evento, estão a Coordenadora do curso de Biomedicina da Uemg, Alessandra Bonacini Cheraim Silva e a Assistente Social do Ambulatório Escola, Gleida Dias Souza.

As Conferências Nacionais de Saúde buscam ampliar o debate em prol do desenvolvimento do tema no país, de forma que a população se beneficie com a discussão de propostas.

“Foi de grande relevância, sobretudo pelo fato de conquistarmos duas vagas para a representação de Passos e região na próxima etapa nacional. Foram eleitos os conselheiros Luzia Rodrigues e Sebastião Leandro Fonseca. Além disto, é de grande importância garantir após debates, discussão e votação, um modelo de atenção à Saúde que atenda aos princípios do SUS e que este seja resolutivo”, conclui a Coordenadora Alessandra.

Conheça os 12 delegados selecionados para representarem Passos na Etapa Estadual

Seguimento de Representação

Alessandra Bonacini Cheraim Silva