Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos

Alguns estudantes do 3º período do curso de Medicina da Uemg Passos desenvolveram uma ação de promoção e prevenção à saúde sobre verminoses, na tradicional Feira de Domingo da cidade, que acontece na Avenida JK, em Passos. Este trabalho foi realizado como parte da disciplina de Parasitologia, contando com 12 discentes colaboradores, sob a supervisão do professor José de Paula.

A estudante Dandhara Santos Damião, explica sobre o projeto desenvolvido pelo grupo. “Tem como finalidade avaliar o conhecimento da população sobre as verminoses, que acometem os indivíduos com mais frequência. Elas podem ser transmitidas por meio da lavagem incorreta das verduras. Somando a isso, nosso trabalho foi de extrema relevância, pois acreditávamos que a população tinha conhecimento acerca da importância de ter as verduras bem lavadas, porém o que encontramos foi o oposto. Para passarmos essas informações às pessoas, usamos um panfleto informativo que foi distribuído na feira e também, um dos integrantes do projeto vestiu-se de cenoura, com o intuito de chamar atenção das pessoas que circulavam na feira”.

A aluna Paula Gonçalves de Oliveira comenta sobre a atividade realizada no dia 02 de junho, que tinha como público alvo os consumidores. “Atuar na promoção da saúde de forma direta com a população possibilita o aprendizado sobre como identificar as necessidades e os riscos aos quais as pessoas estão expostas de forma que, nós, enquanto profissionais da saúde, possamos intervir nos determinantes para a ocorrência de doença antes que esta se estabeleça”, conclui.