Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos

Durante os dias 04, 05 e 06 de junho, o Centro Acadêmico de Direito XIII de Fevereiro e o Centro Acadêmico de Serviço Social Márcio Nalini promoveram o XV Fórum Jurídico Social. O evento também foi promovido com o objetivo de comemorar os 25 anos do curso de Direito da UEMG, Unidade Passos.

“O que sempre proporcionamos aos alunos é a oportunidade de submissão de artigos, além de eventos diversos que caminhem de mãos dadas com os cursos de Direito e Serviço Social. O critério era que fossem temas relevantes a ambos os cursos, atuais e que se encaixassem em Sociedade, Políticas Públicas e Direitos”, conta o presidente do C.A de Direito XIII de Fevereiro e aluno do 3º período, Guilherme Henrique Dias Martins.

A presidente do C.A de Serviço Social Márcio Nalini e estudante do 5º período, Amabile Maria de Moura Passos, afirma que “o Fórum foi importante para marcar um espaço de diálogo que devemos fortalecer, porém, dentro disso, temos muito a caminhar no sentido de afinar os temas, posicionar os cursos frente às demandas e necessidades da comunidade, estabelecer linhas de pesquisa específicas para trabalharmos entre os cursos e fazer com que sejam efetivas na Universidade. Temos muito em comum, precisamos nos organizar”.

“Os alunos participaram em grande escala das palestras temáticas, da abertura artística e o que muito nos alegrou, foi ver que os alunos tiveram grande interesse na submissão dos artigos, muitos deles submeteram e apresentaram seus artigos aprovados. O Fórum se apresenta como um precioso momento universitário para acadêmicos e docentes, que trocam experiências, estreitam relacionamentos e através dos fóruns, debates e comunicações interagem e conhecem um pouco mais das características e peculiaridades de cada profissão - jurídica e social”, pontua o presidente do C.A de Direito.

O discente do 9º período do curso de Direito, Guilherme de Almeida, foi um participante assíduo na programação do Fórum, comparecendo na abertura, apresentação cultural, palestras e apresentação de artigos.

“Foi uma excelente programação, com atividades importantes para a formação jurídica e social dos estudantes, foram temas atuais e muito relevantes no cenário nacional”, conta o estudante.

A coordenadora do curso de Serviço Social, Claudia Fernandes Silva Souza, relata a tradição presente no Fórum Jurídico Social: “Acontece na Universidade desde 2002, com o objetivo de fomentar a iniciação científica, estudos, discussões e debates acerca das questões jurídico sociais. Os cursos de Serviço Social e Direito se uniram através do Fórum e desde então realizam anualmente este espaço de discussão. Eles atuam na busca de efetivação de direitos junto à sociedade. Um complementa o outro. As ferramentas jurídicas e sociais se entrelaçam na mediação e resolução de conflitos existentes na sociedade”.

Uma das docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais, Renata Farche Alves, participou da Mesa Redonda sobre guarda compartilhada e alienação parental, além de orientar artigos sobre bullying e aspectos psicossociais, sistema carcerário, feminismo, entre outros.

“A iniciativa dos Centros Acadêmicos foi muito consciente do seu papel, uma vez que os alunos necessitam vivenciar oportunidade de crítica e reflexão, para além da sala de aula, buscando referências de teorias e profissionais também de outras áreas para problematizar os contextos de atuação do mercado de trabalho”, afirma a docente.