Texto: Julia Moraes – Estagiária Assessoria de Comunicação UEMG Passos

No dia 12 de junho, o Ambulatório Escola (AMBES), promoveu o evento Pit Stop do Amor em comemoração ao dia dos Namorados. A atividade foi realizada na Entrada B do Bloco 04, na Avenida da Moda. Quem passou pelo local teve a oportunidade de aferir a pressão arterial, realizar testes rápidos de Hepatite B, Hepatite C e Sífilis, além de receber gratuitamente preservativos masculinos.

Alguns estudantes do curso de Enfermagem e Biomedicina estavam presentes no local realizando a aferição, com a supervisão do Enfermeiro e Professor, Policardo Gonçalves da Silva, e da Docente dos cursos de Enfermagem e Ciências Biológicas Bacharelado, Josely Pinto de Moura.

"É importante divulgar a prevenção e orientar as pessoas para realizarem os testes rápidos, que são medidas preventivas. Aproveitamos o momento para distribuir os preservativos e incentivar o uso deles, principalmente nesta data do Dia dos Namorados", conta a professora Josely Pinto de Moura.

A Coordenadora do Ambulatório, Luana Matos Silva Araújo, fala sobre a realização deste tipo de ação, “o objetivo principal é ampliar as ações que já realizamos no AMBES, principalmente porque esta ação está acontecendo em períodos em que normalmente o Ambulatório está fechado, no horário do almoço".

No dia 12 o Ambulatório Escola realizou na Campanha Pit Stop do Amor, 39 testes rápidos, cerca de 100 aferições de pressão arterial e a distribuição de aproximadamente 1.800 preservativos.

"Estar em contato com a população é muito valioso para nós alunos, porque ficamos muito tempo na teoria e quando estamos aqui, ficamos na prática. Temos a oportunidade de ver vários casos, de reforçar a técnica, que também temos na faculdade, mas é muito diferente fazer lá, treinar nos colegas ou em bonecos, e fazer aqui, porque toda pessoa é diferente e a experiência com cada um também é, logo, é muito valioso para os discentes participantes", explica a discente do 5º período do curso de Enfermagem da UEMG Passos e estagiária voluntária do AMBES, Glaucia Ferreira.