Hernane Freitas, Dilson Gomes e Gustavo Costa – Estudantes de Jornalismo

O Centro Acadêmico de Engenharia Civil – Prestes Maia promoveu o Primeiro Encontro de Pesquisa e Extensão, o evento contou com duas palestras ministradas por docentes do curso e apresentação de diversos projetos desenvolvidos por estudantes da Unidade Passos.

O professor e palestrante João Vicente fala sobre a iniciação científica do aluno na universidade e cita os projetos de pesquisa e extensão como os grandes contribuintes técnicos e científicos para a graduação, além de sua importância na vida acadêmica do aluno. O professor da Univerisade do Estado de Minas Gerais, Luciano Ribeiro Galvão, foi o responsável pela palestra referente à Importância do Núcleo de Pesquisas e Estudo na Formação Acadêmica, buscando estimular a curiosidade dos estudantes e despertar o interesse pela área da pesquisa.

Ellen Santos de Paula Ribeiro, membro do Centro Acadêmico de Engenharia Civil Prestes Maia (CADEC) fala sobre a elaboração do evento, “Nos baseamos nos grandes eventos de pesquisa e extensão, inclusive de outras cidades, e com o apoio dos professores conseguimos realizar o evento. Está sendo muito satisfatório e estamos felizes por poder realizá-lo”.

Um dos projetos expostos foi o de Isabela Lemos, estudante do 8° período do curso de Engenharia Civil, “Confecção de Tijolos Ecológico Solo-Cimento incorporado por rejeitos oriundos da mineração”, o qual abordou o desenvolvimento de tijolos com solos da mineração de rochas fosfáticas, além do quartzito da região que é descartado e utilizado no projeto.

O estudante João Gabriel Somensi de Campos pontuou que a palestra contribuiu muito por mostrar espaços da faculdade que ele não conhecia, como por exemplo, o laboratório de hiráulica. Além disso, ele frisou a entrada dos alunos nos projetos de iniciação científica que a faculdade disponibiliza. Já Lívia Baranda Ubeda, que compareceu ao evento, afirmou, “A palestra foi muito esclarecedora para que os alunos tomem ciência da importância da iniciciação científica, tanto para o currículo, quanto para agregar o seu conhecimento pessoal”. O evento aconteceu no dia 30 de maio, no Bloco 05 da Unidade Passos