Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação de Passos

Estudantes do 3º Período do curso de Medicina realizaram uma atividade com o objetivo de conscientizar os alunos e alunas do Colégio Estadual Deus Universo e Virtude sobre a Ascaridíase. A atividade foi coordenada pelo professor José de Paula e aconteceu no dia 24 de maio.

“Conversamos com as crianças do Ensino Fundamental para mostrar a importância de se conhecer sobre as parasitoses que são mais comuns nesta idade, principalmente. Escolhemos falar da Ascaridíase, mais conhecida, popularmente, como Lombriga. Falamos sobre verme, como é a transmissão, para que eles consigam fazer a prevenção, composta por ações como sempre, por lavar as mãos, os alimentos e manter a higiene”, conta a estudante de Medicina, Carolina Pereira Guedes.

Os estudantes realizaram um teatro explicativo, mesclando diversão com didática. Foi realizada uma dinâmica, após o teatro, com perguntas para as crianças. “A importância é justamente levarmos nosso conhecimento para eles, de forma mais lúdica, simples, porque temos acesso a um conhecimento científico e o transformamos em atividades, brincadeiras”, pontua a aluna Anna Cláudia Soares de Souza Meira.

A professora de apoio do Colégio Estadual Deus Universo e Virtude, Helena Maria Quirino Silveira, frisa a importância sobre a realização da atividade, “é sempre muito importante. Com a ajuda dos alunos da Universidade do Estado de Minas Gerais, podemos reforçar. Nossas crianças estão bem informadas e, com a colaboração de todos, vamos ficar mais informadas ainda. A informação sempre está em primeiro lugar e é essencial”, conclui.