Julia Moraes – Estagiária Assessoria de Comunicação UEMG Passos

O Centro Acadêmico de Letras, C.A. Cecília Meireles, promoveu um evento abordando questões sobre a carreira na área acadêmica. Os palestrantes foram o Assessor da Pró-Reitoria de Extensão e de Relações Internacionais da UEMG, Julio César Machado, e o professor da Unidade Passos, Sérgio Campos Gonçalves.

A presidente do Centro Acadêmico Cecília Meireles, Quezia Costa Lara, aluna do 5° período de Letras, ressalta a importância da palestra para os discentes, “os dois professores deram dicas muito importantes pra quem pretende seguir essa carreira acadêmica. A abordagem dos assuntos da palestra contribuiu para os alunos conhecerem essa área de trabalho e produção científica”.

“Carreira tem tudo a ver com egressos, porque a pessoa se forma e ela vai começar a carreira dela. Eu foquei a palestra no seguinte ponto, a formatura de uma graduação não é o fim, na verdade, é o começo. Então, a pessoa que se graduou em qualquer curso, ela não deve comemorar um fim, pois é um começo, é neste momento que começará a carreira dela”, explica o Assessor da Pró-Reitoria de Extensão sobre a palestra ministrada no dia 17 de abril.

O docente Sérgio Campos Gonçalves pontua que o tema implicava também explicar como funciona a Universidade, sua sustentação pelos três pilares da pesquisa, extensão e o ensino, e explicar como funciona o acesso, os processos seletivos para continuar em nível de pós-graduação, o que é uma pesquisa de mestrado, doutorado etc.

“Não se costuma explicar para os alunos como funciona o acesso a pós-graduação, como funciona a necessidade de se realizar pesquisa e qual a importância de realiza-la para a Universidade continuar funcionando”, complementa o professor Sérgio.