Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos

Na manhã do dia 16 de abril, alguns professores da Rede Pública de Ensino participaram de duas palestras na Superintendência Regional de Ensino de Passos. A primeira, sobre Segurança no Trânsito, foi ministrada pelo psicólogo Felipe Carazza, que é especializado em Psicologia do Trânsito e pelo professor de Psicologia da UEMG - Unidade Divinópolis, Jadir Raimundo Silva.

A segunda, sobre Educação Ambiental, foi ministrada pela microempreendedora Dirce de Souza Costa, proprietária da “Educ Ambiental”, que possui 20 anos de carreira na área de Educação Ambiental. O cronograma de atividades foi promovido a partir da parceria entre a UEMG Unidade Passos, AB Nascentes das Gerais e Superintendência Regional de Ensino de Passos.

“Estamos aqui na formação dos professores da rede Estadual e Municipal, abrangendo alguns municípios que tem a AB Nascentes das Gerais, na margem MG-050. Foram escolhidas escolas que ficam a 05km da rodovia, para que eles tenham essa formação aqui e tratem da temática do trânsito e da educação ambiental. Temos o intuito não só de levar esse conhecimento para escola, para os alunos, mas também, ela tem a intenção de que os estudantes participem de um concurso que a AB Nascentes das Gerais realiza todos os anos. É um concurso que, dependendo da faixa etária, engloba desenhos, frases, histórias em quadrinhos, redações dissertativas, pinturas artísticas e projetos pedagógicos. Nisso entram alunos e professores, dando a chance para os dois participarem”, conta Renata Piantino Formagio, Coordenadora Regional de Ensino da Superintendência Regional de Ensino de Passos e docente do curso de Pedagogia  da Unidade Passos.

A coordenadora do plano de Gestão Social da AB Nascentes das Gerais, Bárbara Vitor, acredita que há grande importância do evento para a sociedade. “A criança é o futuro. Mas não adianta colocar toda a responsabilidade nas crianças, se nós, como adultos, e eles, como educadores, não contribuirmos para a formação delas. É uma forma que temos de estar dentro das escolas, com as crianças, para que adquiram senso crítico e uma percepção crítica sobre um assunto tão importante”, afirma Bárbara.

“É necessário para que os alunos possam ter a percepção sobre sinalização e segurança. Junto com a questão da mobilidade e um trânsito com menos acidentes”, afirma o palestrante Felipe Carazza.

O professor do curso de Psicologia da UEMG – Unidade Divinópolis, Jadir Silva, ressalta o objetivo das palestras, “queremos que o professor seja um multiplicador dentro das escolas na questão de educação no trânsito. Trouxemos algumas dicas pedagógicas, para que ele possa realmente elaborar a interdisciplinaridade, que é a interação do conteúdo programático do professor, junto com o trânsito”.

A microempreendedora Dirce Souza Costa, segunda palestrante do evento, conta que sua apresentação buscou despertar motivação nos docentes para trabalharem questões de Educação Ambiental na sala de aula.  “Pode haver um enorme reflexo disso na sociedade, ainda mais se conversarmos com as crianças, quanto mais novos começarem a olhar para as questões ambientais, melhor”, explica.

“A UEMG, hoje, abrange os jovens de vários municípios da nossa região e tem uma repercussão muito grande. Acho que as ações, principalmente as propostas do meio digital que vão acontecer agora, vão atingir muito essa população”, pontua Renata sobre o apoio da Universidade no evento e também no desenvolvimento da Campanha de Segurança no Trânsito, que irá acontecer em Maio.