Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos

Criado em agosto do ano passado, o Núcleo de Estudos em Recuperação e Restauração Ambiental (NERRA), da UEMG Unidade Passos, no último dia 27, discutiu a criação de seu estatuto. Com o objetivo de desenvolver projetos de pesquisas e orientação de estágios, apoio técnico, acadêmico e científico aos estudantes, além de extensão universitária, com a organização de palestras, seminários, cursos, minicursos e outros eventos, o Núcleo é uma entidade civil, apartidária, sem fins lucrativos, certificada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Como pauta da reunião, foram tratados assuntos ligados à estruturação dos cargos no NERRA e toda parte documental. Além de fazer uma breve apresentação do Núcleo para os novatos. Alguns alunos formaram no final de 2018 e precisamos preencher algumas vagas pendentes para a criação do Estatuto, Regimento Interno e CNPJ”, explica César de Augusto Martins de Lima, formado em Engenharia Ambiental pela UEMG e estudante do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Unidade Passos; ele participa do NERRA desde sua criação.

Para ele, “a importância do NERRA se dá pela influência em poder contribuir para a pesquisa científica, através de estudos que resolvam problemas e tragam soluções para as demandas individuais e coletivas”. O Núcleo atua como grupo de pesquisa, congregando docentes, discentes, profissionais e sociedade em atividades voltadas à pesquisa no âmbito da conservação ambiental, restauração e planejamento ambiental.

Um dos professores responsáveis pelo grupo de pesquisa, Dalmo Arantes de Barros vê a criação do NERRA como uma estratégia para viabilizar o acesso dos estudantes ao universo da pesquisa, da ciência: “Tem dado certo, o pessoal está bem animado. Nós temos boas parcerias, como com a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, o Parque Nacional da Serra da Canastra, a Pousada Paraíso Perdido”.

O estudante que se interessar em fazer parte do NERRA deve entrar em contato pelo e-mail nerra.uemg@gmail.com.