Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos

Leonardo Nunes Camargo, docente do curso de Letras da UEMG Unidade Passos, doutorando e mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), já havia publicado, em 2017, outro livro, como coautor, a “Filosofia Hermenêutica”, além de diversos artigos científicos. A sua última obra lançada tem o título de “Ética global: perspectivas e desafios”.

Leonardo comentou a linguagem e os objetivos que tinha ao escrever a obra, “Ética Global: perspectivas e desafios é um livro com uma linguagem simples e didática. Escrita nos anos de 2017 e 2018, procura abordar temas extremamente relevantes para a sociedade atual. Por ter uma linguagem acessível, este trabalho se estende a curiosos, pesquisadores, estudantes, professores, enfim, todos que se interessam por temas como: direitos humanos, meio ambiente, bioética e tecnologia. Contudo, a obra também aborda temas novos como o transumanismo, um movimento filosófico e cultural que tem como objetivo aprimorar biologicamente o ser humano”.

O livro está dividido em seis capítulos. Como o título sugere, a obra trabalha a ética de maneira holística e interconectada. Por isso, são abordados diferentes temas ao longo de todo o conteúdo. O termo ética é utilizado para fazer referência a toda reflexão filosófica, que tem como objeto principal as leis morais que regulam as ações humanas, extrapolando assim o foco das relações entre os indivíduos e abarcando também temas como o meio ambiente, os direitos humanos, a bioética e a tecnologia – todos de extrema relevância no cenário brasileiro contemporâneo.