08/11/2018

Gabriela Andreazi – Estagiária Redação Agência Escola
Rita Reis – Estagiária  Assessoria de Comunicação


Entre os dias 5 e 7 de novembro aconteceu a Terceira Semana do curso de Biomedicina da UEMG - Unidade Passos. Palestras e minicursos foram as principais atrações do evento, as atividades aconteceram no Bloco 01 da Universidade. 

A presidenta do Centro Acadêmico do curso de Biomedicina, Iara Arcolino, que participou da organização da Semana, conta a importância de trazer este tipo de evento para os estudantes “As palestras oferecem uma visão maior sobre todas as possibilidades que o curso oferece para os alunos”, ressalta a estudante que destacou a ideia de sempre ampliar a abrangência temática da programação, trazendo profissionais da área especializados em diferentes assuntos, apresentando possibilidades de atuação profissional.

Uma das convidadas do evento foi a Professora e Bioquímica Maria Luiza Vilela Olivia, que apresentou aos estudantes a palestra "Dilema de um cientista: Publicar ou patentear?".  A docente atua na Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. "Este tipo de evento é muito importante, uma vez que ressalta que você pode ter seus resultados científicos para gerar conhecimentos novos ou, então, patentear seu produto, proporcionando que sua pesquisa pode vire um medicamento" explicou.

"É necessário entendermos como se chega de um produto natural até um fármaco. É um processo longo e doloroso, mas que deve ser efetivado pelo profissional da área", respondeu a professora quando questionada sobre a importância de uma palestra que leve aos estudantes a realidade de mercado.

Marlon Vilela de Brito, docente do curso de Biomedicina, responsável pelo convite à professora, comentou que já conhecia Maria Luiza de sua pós-graduação, o professor utilizava o laboratório coordenado por ela como meio de pesquisa para seu mestrado, doutorado e primeiro pós-doutorado.

"A semana foi muito proveitosa, pois os palestrantes são de diversas áreas do conhecimento, o que abre mais o leque de oportunidades para os alunos que estão iniciando o curso, assim como para os formandos, uma vez que a Biomedicina compreende várias áreas da atuação. As palestras despertaram a curiosidade desses jovens, o que é de extrema importância para a formação acadêmica e intelectual" comentou Marlon.

 

 

PASSOS