29/06/2018

Rita Reis, estagiária da Assessoria de Comunicação Passos

O Curso de Direito da Unidade Passos realizou dia 21 de junho o evento Júri Simulado. A atividade aconteceu no período matutino e também noturno, envolvendo os estudantes do sétimo período dos turnos manhã e noite. 

O professor Dr. Paulo Donadeli é o responsável pelo projeto, os alunos participantes puderam entender na prática como é feito um processo de Júri real, com todos os membros necessários para que isso aconteça, como réu, testemunhas, acusação e defesa, entre outros.



O Centro Acadêmico de Direito esteve diretamente envolvido na realização do Júri Simulado. A representante do C.A., Vanessa Oliveira, relata como foi participar da organização da atividade “O Centro Acadêmico ajudou na escolha dos alunos e na organização do evento. É muito importante esse envolvimento para que os estudantes possam conhecer um pouco mais das funções do C.A. e também de um júri simulado, que é nosso principal foco aqui hoje. A experiência ganha com isso tudo é realmente gratificante”.

Para o aluno Diego Aguiar, “Estar dentro de um Júri simulado é poder entender na prática todas as teorias passadas dentro de sala de aula. Além disso, para os alunos que ainda não fazem estágio obrigatório, é uma ótima chance de poder ver como tudo realmente funciona”, explica.



“O grande objetivo disso tudo, foi fazer com que os alunos entendessem a vivência e sentir na pele as reais dúvidas e acontecimentos de um julgamento” ressalta o docente Paulo Donadeli. “Como professor de Direito Penal, vi que esta seria uma maneira interessante de fazer com que os estudantes vivenciassem e entendessem tudo que aprendemos em sala, além de poderem interpretar papéis importantíssimos em um Júri real” acrescenta o professor.

Na etapa final da atividade foi realizada a votação do júri, decidindo a condenação ou não do réu. O Júri Simulado teve duas edições ao todo, uma no período da manhã, com início às 07h30 e a outra, com início às 19h, ambas aconteceram no Prédio 02 do CIRE.

 

 

PASSOS