22/06/2018

Assessoria de Comunicação UEMG Passos

O professor Dr. Hipólito Ferreira Paulino Neto, docente dos cursos de Biologia Licenciatura e Bacharelado da UEMG Unidade Passos, organizou a palestra “Saúde de aves como Bioindicadores Ambientais”. A responsável por ministrar o conteúdo foi a Dra. Débora Nogueira Lobato, docente da UEMG Unidade Divinópolis. O evento aconteceu dia 14 de junho, no Auditório do Bloco 01, e contou com a presença de mais de 110 estudantes.

"Estou muito feliz com a presença maciça dos alunos que vieram prestigiar a palestra, com a participação dos estudantes durante a sessão de perguntas. Em especial, com o nível da apresentação, que com certeza contribuiu para a formação acadêmica e profissional dos discentes ali presentes", conta Hipólito, que também é professor nos cursos de Nutrição e Enfermagem da Unidade Passos.

Débora é colaboradora no projeto “Conectar para Conservar”, desenvolvido pelo professor Hipólito em Passos e aprovado no edital PAEx 2018. No trabalho, a docente da Unidade Divinópolis presta assessoria à equipe no processo de identificação de aves urbanas na cidade de Passos.

“A saúde das aves pode ser utilizada como um indicador de alterações ambientais. Diferentes tipos de estresses físicos, ambientais e antrópicos favorecem o declínio das condições de saúde das aves reduzindo sua capacidade de sobreviver e reproduzir”, explica a professora sobre a palestra ministrada. 

A parceria entre os dois professores também acontece no projeto "Qual a importância da biodiversidade das aves aquáticas para a manutenção da integridade ecológica dos rios urbanos?", desenvolvido pela Dra. Débora. A temática deste trabalho é sobre as espécies de plantas nativas que deverão compor a área de restauração ambiental às margens do Rio Itapecerica, na cidade de Divinópolis.

PASSOS