20/06/2018

Assessoria de Comunicação UEMG Passos

Levar conscientização e conhecimento sobre os parasitas. Este foi o principal objetivo das atividades propostas pelo professor Dr. José de Paula na disciplina Parasitologia. O docente desenvolveu com estudantes do 3º Período um trabalho que busca levar conteúdos adquiridos na teoria para a prática partir da visita de quatro grupos de discentes a Escolas Estaduais e Municipais de Passos.

 

O grupo responsável pela Escola Estadual Jair dos Santos foi composto pelos estudantes, Lucas Peixoto Sudério, Maria Luísa Marcão Tavares, Maryana Sousa Tomás Pereira, Brunno Siqueira Carneiro, Guilherme Souza e Silva, Gabriel Gomes Andretta, Gustavo Henrique Silva Franchi, Yasmim Goudinho Silva, Lucas Yuji Sonoda, Leonardo Pim Barcellos.

Além de realizar palestras abordando a importância da prevenção em relação às doenças parasitárias, o grupo desenvolveu uma atividade lúdica apresentada como Pique-Parasita. Todas as atividades propostas buscaram despertar a atenção dos estudantes do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental para ações preventivas e curiosidades sobre o tema.

Na atividade, que aconteceu dia 12 de junho, o grupo de estudantes de medicina enfatizaram conteúdos sobre três parasitas, em específico: Ascaris lumbricoide, Ancylostoma duodenale e Enterobius vermicularis. O projeto desenvolvido pelo professor José de Paula ainda conta com a apresentação de mais três grupos em diferentes escolas da cidade, o cronograma está sendo executado no decorrer deste semestre.

Lombriga (Ascaris lumbricoide) – Amarelão (causado pelo Ancylostoma duodenale) – Coceirão (causado pelo Enterobius vermicularis)

PASSOS