12/06/2018

Rita Reis, estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG - Passos


A UEMG Unidade Passos foi representada na Conferência Estadual de Educação – etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (CONAE) – por duas professoras e uma estudante do terceiro período de Pedagogia. O evento, realizado em Belo Horizonte, de 03 a 05 de maio, teve como tema “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

A coordenadora do curso de Pedagogia Renata Piantino Formagio, a professora Tânia Teles e a aluna Fabiana Chinali foram as representantes da Universidade. A primeira etapa, regional, aconteceu em Passos. Logo após as representantes foram delegadas para Varginha e, consequentemente, para Belo Horizonte, chegando até a fase estadual.


Professora Tânia Teles e a Coordenadora Renata Formagio


A aluna Fabiana Chinali conta como foi sua participação no Congresso: “Participar de um evento como a CONAE é troca de saberes e experiências, entender como as pessoas envolvidas com a educação do Estado estão pensando e se posicionando, poder levar minhas ideias e as ideias de futuros pedagogos que estão sempre em troca comigo”.

Chinali foi para BH na etapa estadual para defender a Educação Humanizada, uma pedagogia que se estrutura com base nos Direitos Humanos. Além de ser a única representante do Ensino Superior das regiões sul e sudoeste de Minas, ela conseguiu ser eleita como delegada da Etapa Nacional, que acontece ainda este ano em Brasília.

“Como bem disse o Professor Arroyo na CONAE Estadual, a Pedagogia precisa ser construída de baixo para cima. Ela precisa ser acessível, alcançar o seu público”, frisa Fabiana, citando o professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais. 



Professor Arroyo com a estudante Fabiana Chinali

 

PASSOS