19/04/2018

Gabriela Andreazi, estagiária da Redação Agência Escola

Estudante Ian Lucas e orientadora Rita de Cássia

“Avaliação da aplicação de carga antrópica em uma trilha do Parque Nacional da Serra da Canastra” é o título do projeto de pesquisa desenvolvido pelo estudante Ian Lucas de Oliveira Rocha juntamente com a orientadora, professora Rita de Cássia Ribeiro Carvalho - ambos da UEMG Unidade Passos - que foi aprovado para participar do 21st World Congress of Soil Science.

A seleção para a participação no evento aconteceu a partir de um resumo escrito na língua inglesa que foi submetido a uma avaliação e aprovado pelo comitê cientifico responsável. Observando a necessidade de criação de um plano de manejo de conservação das trilhas mediante a avaliação da capacidade de carga antrópica, a pesquisa tem como objetivo monitorar aspectos de conservação do ambiente, como a conservação do solo/trilhas, gerando informações para a criação de propostas e de estratégias iniciais de gestão.

É a primeira vez que uma atividade com esta proposta acontece no Parque Nacional da Serra da Canastra. O bolsista, estudante do curso de Engenharia Agronômica, explica a importância de realizar fazer parte do projeto: “No Brasil são raros os trabalhos dessa natureza em Parques Nacionais, motivo esse que torna relevante os estudos na Serra da Canastra, um parque que atualmente inúmeros turistas estão buscando como forma de lazer”.

O projeto desenvolveu parceria com a Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM - Diamantina), o que foi fundamental para o sucesso da pesquisa. O 21st World Congress of Soil Science é promovido pela International Union of Soil Science a cada quatro anos e será realizado pela primeira vez no Brasil pela Sociedade Brasileira de Ciências do Solo (SBCS). O evento acontece entre os dias 12 e 17 de agosto deste ano.

 

PASSOS