13/04/2018

Redação Agência Escola
Os alunos do 5º período do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Passos, criaram e desenvolveram, na disciplina Editoração Gráfica em Jornalismo, fanzines, publicações voltadas aos fãs que tratam dos mais variados assuntos.

A elaboração dos fanzines foi feita pelos os estudantes: desde a escolha dos temas a edição dos textos e a composição visual. Os “alunos-fãs” abordaram músicas que criticam problemas relacionados à sociedade; o trabalho da artista performática Marina Abramovic; a icônica revista Playboy; a cultura da cerveja; os filmes blockbusters; a Copa do Mundo da Rússia; e os bastidores da Fórmula 1.

Exemplares originais de fanzines elaborados por estudantes de jornalismo

Cópias dos fanzines foram distribuídas para outros estudantes, professores e funcionários da UEMG, com a intenção de verificar a reação das pessoas no contato com o conteúdo e o visual do fanzine. A aluna de jornalismo Débora Leite comenta o resultado que vivenciou na execução do trabalho. “Pudemos abusar da criatividade e da inovação, sem receio quanto às tradicionais normas de produção gráfica impostas nas práticas do jornalismo”, disse.

Leitores observam a edição “única” de um fanzine

PASSOS