06/04/2018

Assessoria de Comunicação UEMG Passos
O artigo publicado em março de 2018 é resultado do trabalho coordenado pelo professor José de Paula Silva. Para a produção do conteúdo, estudantes do 3º período/2017 do curso de Medicina da Unidade Passos elaboraram um projeto de extensão integrado à atividade de ensino da disciplina Parasitologia.

Estudantes de Medicina promovem atividades com estudantes da Escola Pública 

A proposta do projeto visa aproximar a teoria da prática e aplicar ferramentas de planejamento com planos de ação para a promoção da saúde, realizando a prevenção de parasitoses e alertando sobre os sintomas.
O trabalho aconteceu com a participação de quatro equipes que aplicaram dinâmicas nas escolas públicas. Na primeira visita foi ministrada uma pequena palestra lúdica.

Para melhor entendimento dos pequenos, em sua maioria com 08 anos de idade, os assuntos foram tratados por meio de personagens infantis nos slides, poucos textos escritos, e muita interação entre palestrantes e crianças, por último aconteceu atividades e até uma gincana para incentivar o aprendizado.

Estudantes do Ensino Fundamental participam de gincana 

O relato da experiência resultou no artigo intitulado: “ABORDAGEM ATIVA: COMBATER PARASITOSES É BRINCADEIRA”, que recentemente foi publicado na Revista, Educação Ambiental em Ação, indexada com qualis da Capes. De acordo com o Professor Jose de Paula, ainda existem 03 artigos em avaliação que serão em breve publicados. Participaram desta primeira publicação os estudantes de Medicina: Ana Carolina Tubaldini Vilela, Igor Félix Miziara, Jefferson Felipe Barbosa Felix, José Paulo de Oliveira Souza, Laís Regina Amaral Lima, Luan Mayquel, Fernando Ramos Izidoro e Matheus Pagani.

PASSOS