05/04/2018

Lucas Ferri e Laura Abreu - Estudantes de Jornalismo
Assessoria de Comunicação UEMG Passos

A pró-reitora de Ensino da Universidade do Estado de Minas Gerais, Elizabeth Dias Munaier Lages, trouxe na noite da última segunda-feira, 02 de abril, todo o espírito pedagógico de anos de experiência em uma palestra com o título “Direitos Humanos e Formação Cidadã” para os estudantes dos cursos do Núcleo de Educação da Unidade Passos.

O Diretor Acadêmico, Itamar Faria, fez a abertura do evento

A doutora expôs as conquistas da mulher atual em carreiras estereotipadas como “masculinas”, exemplificando com a presença feminina em obras de construção que hoje se tornam cada vez mais comum. Uma conquista não só feminista, mas também democrática, segundo a pró-reitora. A democracia foi o assunto base abordado na aula.

Elizabeth seguiu se posicionando quanto ao método utilizado na educação e afirma ser totalmente a favor de uma gestão colegiada e democratizada, destacando que mesmo países menos desenvolvidos em relação ao Brasil apresentam valorização da democracia nas escolas. A pró-reitora discorreu ainda sobre o Iluminismo, que norteou a noção política de Igualdade, Fraternidade e Liberdade, princípios para a conquista histórica, no pós-guerra, da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).

Pró-reitora de Esino realiza palestra para os estudantes dos cursos da área de Educação

“Além de trazer conhecimentos importantes para cada futuro licenciado, ela impregna o que está sendo falado com a experiência dela, dando um embasamento legal para a gente”, relata João Augusto Duarte Matias, calouro do curso de História, sobre a experiência de ter assistido à palestra. Espelhado na filosofia transgressora de ensino da pedagoga que afirmou: ”Se você está na educação e não acredita na mudança, você está no lugar errado”.

Estudantes prestigiam a palestra sobre Direitos Humanos e Formação Cidadã

PASSOS