Assessoria de Comunicação

O professor doutor Hipólito Ferreira Paulino Neto, docente da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) Unidade Passos, participou, juntamente com seis de seus alunos que orienta de um importante curso sobre polinização na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entre os dias 19 e 23 de fevereiro.

            Segundo o professor, o curso “Fundamentos e Fronteiras em Ecologia da Polinização IV”, foi de extrema importância para a formação de seus orientandos, pois aprenderam desde conceitos e fundamentos até conteúdos avançados sobre o tema polinização, que é a linha de pesquisa principal do Laboratório de Ecologia da Polinização, Evolução e Conservação (LEPEC).

            Adicionalmente, a participação em cursos oferecidos por universidades renomadas como a Unicamp é uma excelente oportunidade para os alunos conhecerem as linhas de pesquisa, docentes e alunos, aumentando sua rede de contatos e ampliando as possibilidades de novas colaborações e até mesmo fazer futuramente mestrado ou doutorado.

            De acordo com Paulino Neto,  ele ficou extremamente orgulhoso em ver que seus alunos, mesmo em férias, se dedicando a participarem do curso. Os alunos do Curso de Ciências Biológicas da Unidade Passos que participaram do curso foram Évellyn Silva Araújo Oliveira, Brenda Pereira Silva, Ludimila Juliele Carvalho Leite, Danielle Monique Reis Silva, Laís Aryane Maria Ribeiro e Lívia Maria de Paula.

            “Fiz questão de apresentar para eles, nos intervalos do curso, vários professores que conheço e sou amigo na Unicamp, os quais apresentaram suas respectivas linhas de pesquisa a meus alunos. Quero que tenham a noção de que existem inúmeras possibilidades de pesquisa, além da que conhecem na Uemg e conhecer uma das melhores universidades do Brasil para terem ciência das diferentes estruturas entre as instituições”, salientou Paulino Neto.

            O professor afirmou querer com estas visitas técnicas e cursos, que os alunos saiam da zona de conforto e se dediquem muito mais do que somente para serem aprovados nas disciplinas. “Têm que saber do nível dos graduandos formados nas universidades públicas de excelência, pois serão com eles que concorrerão numa seleção de Mestrado/Doutorado ou em concursos públicos no futuro”, ensinou, acrescentando que, com certeza os alunos voltaram para Passos com outra visão e bem mais determinados em se dedicar.

            Os alunos conheceram vários docentes que são autores dos livros adotados na Uemg e no laboratório Lepec. “Visitamos os laboratórios de renomados docentes pesquisadores, como Sandra Maria Carmello-Guerreiro, autora do livro Anatomia Vegetal, Fernando Martins um dos maiores especialistas em Ecologia de Populações de Plantas, Wesley Rodrigues, que trabalha com Frugivoria e dispersão de sementes; de André Freitas, que atua com estrutura de comunidades de lepidópteros e uso de borboletas como indicadores biológicos da qualidade ambiental e ainda do professor João Vasconcellos Neto, laboratório de Interações ecológicas entre Aranhas e plantas”, dentre outros contou Paulino Neto.

Professor Hipólito juntamente com o Dr Paulo Eugênio Oliveira, docente na UFU, Uberlândia, um dos maiores especialistas em Ecologia da Polinização e Biologia Reprodutiva de Plantas.

Professor Doutor Hipólito Paulino Neto com Prof. Dr. Fernando Martins, um dos maiores especialistas em Ecologia de Populações de Plantas do Brasil.