Texto: Thiago Ramos
Fotos: Janaína Bissoli e Gabriela Andreazi

Entre flores e presentes, o encerramento da primeira etapa da campanha “Natal Florido”, do Recanto Geriátrico de Passos, aconteceu na manhã desta terça-feira, 28, na Floricultura 2 Irmãs, em Passos. O espaço foi gentilmente cedido por Patrícia Garcia e sua irmã Raquel Garcia e os presentes arrecadados durante todo o mês de novembro foram entregues para os hóspedes da instituição.

O Natal Florido foi uma campanha idealizada pelos alunos do 6º período de Jornalismo da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) Unidade Passos, Gabriela Andreazi, Rita Reis e Thiago Ramos com o objetivo de celebrar antecipadamente o Natal e presentear os hóspedes do Recanto Geriátrico.

“Na disciplina de Assessoria de Comunicação Integrada, ministrada pela professora Adriana Dias, o nosso grupo ficou responsável pela assessoria do Recanto e entre outras ações pensamos em entrevistar alguns idosos para saber o que desejavam de Natal para depois arrecadar os presentes e entregar a eles”, explicou Gabriela.

De acordo com a estudante, após a postagem nas redes sociais, de fotos dos hóspedes segurando uma pequena lousa com o desejo de Natal escrito, a repercussão foi imediata e muitas pessoas se prontificaram a ajudar. “A sociedade passense aderiu rapidamente à campanha e em poucos dias todos os presentes tinham sido arrecadados e, além de Passos, pessoas de outras cidades, como Campinas-SP, também contribuíram”, disse Gabriela.

Após a entrega dos presentes, os idosos acompanhados por funcionários do Recanto foram para o restaurante Bifão da Avenida Juca Stockler, onde desfrutaram um almoço doado por Edivaldo Freitas, Dayana Freitas e família. A sobremesa ficou por conta do Marcelo Bike e Thiago Lopes, amigos de Dayana.

Dayana conta que foi gratificante poder ajudar na campanha. “Nós da família Bifão nos empenhamos com muito carinho em fazer o almoço, pensamos em um cardápio especial com comidas macias, como cremes, batata, molhos e nos preocupamos nos mínimos detalhes para deixar o restaurante confortável e aconchegante para eles”.

Ela também ressalta a emoção que sentiu em ver sua mãe, Jovita Clarice Freitas, de 75 anos interagindo com os hóspedes e ajudando o próximo.

O presidente da Fundação Beneficente São João da Escócia, mantenedora do Recanto Geriátrico, Audir Ribeiro de Abreu e a  gerente do Recanto Geriátrico, Cláudia de Freitas Ferreira, participaram da cerimônia e salientaram a importância de eventos como estes para os idosos.

“Estas ações são importantes para a instituição, pois permitem a ressocialização dos hóspedes com a sociedade, preenchendo suas vidas de alegria e bem-estar”, concluiu Cláudia.

PASSOS