22/11/2017

Fernanda Freire e Júlia Palhardi - 4º Período de Jornalismo
Fotos: Professora Adriana Dias
Dando sequência à programação da II Semana da Consciência Negra de Passos, aconteceu na segunda-feira, 20, no auditório do Bloco Principal a exibição do web documentário “Coroa de Menino Jesus” e, em seguida, uma roda de conversa sobre tradições da cultura negra como a Congada e a Capoeira.

A noite contou com a presença do Capitão de Terno, Daniel do Santos, que explicou a história da Congada na cidade. “É uma tradição centenária e de cunho religioso, passada de geração para geração. Na minha vida, a Congada é a base e a defendo com todas as minhas forças”.

Já o Mestre Reginaldo Santana, presidente do Grupo Nosso Senhor do Bonfim, referiu-se à Capoeira como uma luta e dança da libertação, genuinamente brasileira, “é a única luta no mundo que se faz rindo, cantando e dançando. É um patrimônio cultural do Brasil que está se difundindo pelo mundo. Fico feliz em saber que o mundo reconhece que a Capoeira é nossa”, disse.

Ao final, Reginaldo conduziu uma cantiga típica da Capoeira, momento em que todos os presentes se uniram a uma roda para participar da tradição.


PASSOS