08/11/2017

Assessoria de Comunicação UEMG Unidade Passos

O Curso de Enfermagem da UEMG Unidade Passos realizou no dia 6 de novembro de 2017 o “I Simpósio de Saúde Mental: os desafios da enfermagem no século XXI”. O evento foi realizado por estudantes do 8º período da disciplina de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, sob orientação da professora. Maria José Pessoni Goulart. Teve como programação palestrantes do IFSUL de Minas - Campus Passos e profissionais de saúde da equipe do CAPS AD. Contou ainda, com a presença do Coordenador de Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Passos, Frederico Silveira Santos, estudantes Unidade de Passos, do IFSUL de Minas - Campus Passos e profissionais de saúde da rede pública do município.

O objetivo do seminário foi promover e proporcionar aos estudantes um espaço para compartilhar experiências e informações atuais e buscar perspectivas para os novos desafios, com questões contemporâneas, aprimorando, assim, sua visão e atuação como universitários e futuros profissionais de enfermagem.

A Organização Mundial de Saúde define Saúde Mental como o estado de bem-estar no qual o indivíduo consegue realizar suas capacidades, enfrentando o estresse normal da vida, trabalhando de forma produtiva e contribuindo para a comunidade em que se insere. Desta forma, profissionais de saúde, cada vez mais, devem estar atentos às intervenções em saúde mental que objetivem a promoção de novas possibilidades para se modificar e qualificar seus modos de vida, que não se limitem apenas à cura e ao acompanhamento de doenças.

Segundo a professora Maria José, o evento é de grande importância na formação dos estudantes do Curso de Enfermagem da UEMG. “Observamos que ainda há uma grande distância entre o que é ensinado nas Universidades e a realidade da Saúde Mental adotados nos serviços de Saúde Pública e hospitais. Esperamos que, a partir deste Simpósio, mais espaços de discussão e busca por novos saberes sejam criados, para que os estudantes possam estar mais próximos da realidade de saúde mental e que algumas práticas possam ser questionadas e não sirvam de única base para sua formação na prática, possibilitando assim, ações mais criativas no âmbito da Saúde Mental”.

Segue abaixo a programação do evento:

- “Os desafios da enfermagem no Século XXI”
Palestrante: Andreia Cristina Alvez;
Docente IFSUL de Minas – Campus Passos

- “Como abordar o sofrimento psíquico em Saúde Mental”
Palestrantes: Thales França;
                      Rafael Ventirini da Silva;
Psicólogos CAPS AD Passos / MG

- “Atuação do enfermeiro na atenção ao usuário de álcool e outras no CAPsad”
Palestrante: Enfermeira Suely Aparecida da Silveira Silva
Enfermeira da CAPS AD Passos / MG













 

PASSOS