25/10/2017

Assessoria de Comunicação Institucional da UEMG Unidade Passos

Durante os dias 20 e 27 de outubro de 2017, na Unidade da UAITEC, no Bloco 2 da UEMG Passos, está sendo realizada a capacitação do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Federal Sul de Minas (IFSUL). O objetivo é capacitar o Comitê de Ética em Pesquisa do IFSUL para iniciar suas atividades conforme determina o Conselho Nacional de Saúde e a Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa).

O Comitê de Ética da UEMG Unidade de Passos já realizou a capacitação de outros comitês, com destaque para o da Santa Casa de Misericórdia de Passos. A capacitação está a cargo dos docentes da UEMG Passos Dra. Raquel Dully Andrade e Dr. José de Paula Silva.

De acordo com o coordenador do Comitê de Ética e Pesquisa da UEMG Passos Prof. Dr. José de Paula Silva, é de importância fundamental o evento, do qual irão participar 22 convidados das cidades de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Pouso Alegre e Passos. Segundo ele, “esta é a função do Comitê de ética: exercer sua autonomia e função consultiva, deliberativa, normativa e educativa”.

O cronograma, aprovado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa, abordou os seguintes temas no dia 20: A Ética a Moral e o Direito; A Ética na Pesquisa Científica; O Sistema CEP/Conep: uma abordagem histórica; Legislação Norteadora da Atividade dos CEPs. Durante o dia 27, os serão abordados: As Reuniões do CEP - Normas e Diretrizes; Plataforma Brasil: Interfaces com o Pesquisador e com o Comité de Ética em Pesquisa; Como elaborar um Parecer Consubstanciado.

 

PASSOS