06/10/2017
Assessoria de Comunicação Institucional da UEMG Unidade Passos


Docentes da UEMG Unidade Passos convidam a comunidade acadêmica da Universidade e toda a região para o lançamento do livro “Um novo olhar para o desenvolvimento regional: Experiências vivenciadas na Região Sudoeste do Estado de Minas Gerais”, fruto dos trabalhos desenvolvidos no Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da UEMG Unidade Passos. O evento de lançamento será no dia 19 de outubro de 2017, na Casa da Cultura, às 19 horas.

Sob a organização dos professores da UEMG Passos, professor Eduardo Goulart Collares e professora Rita de Cássia Ribeiro Carvalho, o livro considera peculiaridades como as características fisiográficas, políticas e socioeconômicas da região Sudoeste de Minas, também conhecida como região do Médio Rio Grande. O conteúdo do livro foi construído graças ao incessante trabalho de uma equipe multidisciplinar singular, na qual se pretendeu atender ao Desenvolvimento Regional e Municipal com ênfase às linhas de pesquisa em Planejamento Municipal e Regional, bem como Desenvolvimento Rural. Os capítulos foram organizados por áreas temáticas, considerando as abordagens e os campos de atuação dos profissionais que desenvolveram os trabalhos e foram assim agrupados: construção civil; gestão ambiental e políticas públicas. Na composição de cada capítulo buscou-se, principalmente, a apresentação e discussão da temática objeto da pesquisa e, em complemento, uma síntese dos resultados alcançados.

O Programa de Mestrado da UEMG Passos se atentou na formação de profissionais críticos, observadores e transformadores que contribuirão para abreviar o espaço de tempo e o caminho para assegurar a sustentabilidade do desenvolvimento na região do Sudoeste de Minas Gerais. O Programa propõe buscar a conscientização dos cidadãos para alcançar alternativas de forma inovadora e sustentável ao ambiente em que se vive.

De acordo com a professora Rita de Cássia, “ações focadas no desenvolvimento regional precisam ser estimuladas e disseminadas por todo o Brasil, considerando o país plural em que vivemos. Em um primeiro momento é importante compreender as deficiências e forças que se destacam na região e, então, partir para a busca das melhores soluções para os problemas e de estratégias que favoreçam a capacidade produtiva local”.

Para o professor Eduardo Goulart Colares “a região Sudoeste de Minas, também conhecida como região do Médio Rio Grande, se insere muito bem no contexto deste livro. Cada canto deste Estado possui suas riquezas próprias, seu clima, sua cultura e, também, seus problemas. Estas peculiaridades regionais devem compor o alicerce do planejamento territorial que, por sua vez, constitui o ponto de partida no estabelecimento de estratégias para o desenvolvimento do nosso estado e do país”.

A Diretoria da UEMG Unidade Passos por meio da diretora acadêmica Marisa da Silva Lemos parabenizou todos os docentes e discentes participantes. “Como demonstração de reconhecimento a UEMG Unidade Passos parabeniza pelo excelente trabalho realizado referente ao lançamento do livro. Este trabalho excepcional e organizado transforma a realidade e a vida das pessoas em nossa região. Oferecemos a nossa homenagem”.

Título dos capítulos e autores:

CAPÍTULO 1
INTRODUÇÃO
Eduardo Goulart Collares; Rita de Cássia Ribeiro Carvalho

CAPÍTULO 2 - CONSTRUÇÃO CIVIL
2.1 PAVIMENTAÇÃO INTERTRAVADA DE VIAS URBANAS UTILIZANDO REJEITO DE MINERAÇÃO;
Maria José Reis; Eduardo Goulart Collares.

2.2 Uso de rejeitos de mineração de quartzito e solos tropicais em pavimentação de baixo custo;
Silvia Mota Santana Grilo; Ana Carina Zanollo Biazotti Collares.

CAPÍTULO 3
GESTÃO AMBIENTAL
3.1. A PROBLEMÁTICA DO USO SUSTENTÁVEL DO SOLO EM UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO;
Ana Carina Zanollo Biazotti Collares; Augusto dos Santos Rodrigues.

3.2 ATIVIDADE DE TURISMO SUSTENTÁVEL EM UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO;
Rita de Cássia Ribeiro Carvalho; Conrado de Oliveira Pádua Andrade.

3.3 EDUCOMUNICAÇÃO: UMA IMPORTANTE FERRAMENTA NO RESGATE DE VALORES, SABERES E CIDADANIA À LUZ DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL;
Luciana Grilo Ricardino; Sônia Lúcia Modesto Zampieron.

CAPÍTULO 4 POLÍTICAS PÚBLICAS
4.1. POLÍTICAS DE DETERMINAÇÃO E MONITORAMENTO DE INTOXICAÇÃO POR AGROTÓXICOS NO MEIO RURAL E URBANO;
Karina Maciel Pádua; Juliano Fiorelini Nunes.

TÍTULO DO LIVRO:
UM NOVO OLHAR PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: Experiências vivenciadas na Região Sudoeste do Estado de Minas Gerais


ORGANIZADORES:

Eduardo Goulart Collares


Rita De Cássia Ribeiro Carvalho



 

PASSOS