04/10/2017

Assessoria de Comunicação Institucional da UEMG Unidade Passos

A UEMG Unidade Passos, por meio de seu Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT e juntamente com o SEBRAE, realizaram durante os dias 27, 28 e 29 de setembro de 2017, das 8h às 17h, no Bloco 01, o curso gratuito Startup Trail, com carga horária de 24horas, para Docentes do Ensino Superior. Participaram docentes da UEMG Passos e docentes do IFSUL de Minas Campus Passos e Piumhi.

O objetivo do curso é desenvolver proposta de valor para os projetos e pesquisas geradas nas Instituições de Ensino Superior, de forma a promover competências empreendedoras para a inovação e o empreendedorismo para a geração de resultados de alto impacto com a aplicação de novas metodologias e ferramentas para a validação de ideias e projetos com foco na solução de problemas e necessidades do mercado.

O conteúdo abordado foi: Empreendedorismo na prática, Habilidades de comportamento empreendedor; Ecossistema de inovação; Cadeia de inovação e concepção de negócio; Tech Canvas - ferramentas de modelagem e validação de ideias e Projetos de Pesquisa para o mercado; Pesquisa Etnográfica; Técnicas de Storytelling e Pitch; Validação e Pivotagem; Processo de mentoria; Prototipação da ideia e do MVP – Mínimo Produto Viável. Todos os professores participantes com 100% da carga horária receberam certificação.

Segundo a Diretora Acadêmica e Administrativa professora Marisa da Silva Lemos, O Núcleo de Inovação Tecnológica da UEMG Passos propôs o evento em parceria com o SEBRAE. Também como coordenadora do NIT/UEMG, professora Marisa relata que “o curso foi de enorme aprendizado para os professores que participaram. Tivemos a oportunidade de conhecer novas técnicas de realização de negócios a partir de ideias de pesquisa desenvolvidas na Universidade UEMG”.